quinta-feira, abril 25, 2024
NOTÍCIASSINDIJORI-Rede de Notícias

Rede de Notícias

23/09/2019

Parque do Pau Furado é fechado

O Parque Estadual do Pau Furado está fechado para visitações públicas para combate a incêndios florestais e recuperação de áreas atingidas. O incêndio no local começou na noite do dia 17 de setembro, e foi controlado graças a do Corpo de Bombeiros que enviou 22 militares e seis viaturas ao local. Também auxiliaram no combate às chamas, uma caminhonete do Instituto Estadual de Florestas (IEF), três brigadistas do parque, oito militares do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo (RPAer) e voluntários. O Pégasus – helicóptero da Polícia Militar (PM), seis carros e um trator com tanque são alguns dos recursos utilizados. Água, abafadores, bombas costais e o Bambi Bucket – uma espécie de balde carregado por um helicóptero – foram utilizados nos trabalhos. (Diário de Uberlândia)

Festival Paraolímpico no Sul de Minas

Quatro cidades do Sul de Minas receberam a 2ª edição do Festival Paraolímpico no dia 21 de setembro. O evento foi organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e teve 70 sedes em todo o Brasil, sendo que Poços de Caldas, Varginha, Lavras e Três Corações reuniram as atividades na região. O objetivo do festival foi promover a prática do esporte adaptado para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, com e sem deficiência. Cada sede contou com três modalidades diferentes de esportes. Segundo o CPB, “profissionais de educação física e voluntários conduziram a programação”. Cerca de 15 mil pessoas participaram das atividades, sendo 11 mil delas crianças. (O Popular Net – São Lourenço)

Museu Itinerante da Escravidão visitaram escolas

Nos dias 19 e 20 de setembro, o Museu Itinerante da Escravidão visitou as escolas do município de Japaraíba e levou seu acervo para exposição. O acervo é formado por dezenas de peças originais dos séculos XVIII e XIX, período em que o Brasil fazia uso de mão-de-obra escravizada. Foram realizadas palestras sobre a história da escravidão no Brasil. Não sendo o foco nos horrores das torturas, mas sim na resistência e valorização da cultura e conquistas. A palestra tem por características; ser dinâmica, lúdica e interativa para os alunos. Os estudantes puderam tocar nas peças relacionadas à punição, resistência, uso cotidiano e de trabalho escravo. (Jornal da Cidade – Lagoa da Prata)

Poços será cenário de Turma da Mônica

Depois do sucesso de Turma da Mônica – Laços, a equipe de produção do filme Turma da Mônica – Lições, o segundo filme “live action” da turminha mais querida do Brasil, está em Poços de Caldas buscando novas locações para viabilizar a gravação do próximo longa metragem na cidade. Poços foi o principal cenário do primeiro filme, que estreou em 27 de junho nos cinemas de todo o país. A Praça Pedro Sanches e o Parque José Affonso Junqueira se transformaram no famoso Bairro do Limoeiro. Moradores e turistas puderam acompanhar de perto o trabalho da equipe de filmagens. (Folha Regional – Muzambinho)

Sala de prova de café está funcionando

A Secretaria de Agricultura de Santa Bárbara do Leste já está oferecendo mais um importante serviço aos agricultores do município: A prova de café. De acordo com a prefeita Wilma Pereira, uma equipe especializada está trabalhando de forma efetiva, atestando a qualidade do café produzido no município e garantindo aos agricultores mais segurança no momento de beneficiar e comercializar o produto. Segundo o incentivador do Desenvolvimento Agrícola, André Martins, para ter acesso ao serviço, os agricultores de Santa Bárbara do Leste podem deixar as amostras de café na Secretaria de Agricultura de segunda à sexta-feira para que seja realizada a análise. (Diário de Caratinga)

Recurso pode transformar praça no centro de Araguari

Durante a apresentação de requerimentos na sessão ordinária do dia 17 de setembro da Câmara Municipal de Araguari, o vereador Sebastião Joaquim Vieira (PSL) anunciou a obtenção de recurso federal através do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. A verba no valor de R$ 500 mil vai ser direcionada para atender a um projeto de reforma na praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. De acordo com o vereador, a ideia inicial era para que o dinheiro fosse utilizado no projeto de revitalização do Bosque John Kennedy, que está em andamento sob responsabilidade de uma equipe da secretaria de Meio Ambiente. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

OP terá comissão especial à cinematográficas

Por meio do decreto N° 5.335, de 27 de março de 2019, assinado pela Prefeitura de Ouro Preto, ficou registrado que vai ser criada uma comissão especial encarregada de estudar, elaborar e implantar no município a Ouro Preto Film Commission. A comissão vai funcionar junto à Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, e, além desta, vão compor a comissão representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio, Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Secretaria Municipal da Casa Civil, Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto, além de representantes das produtoras de vídeo independentes, das TV’s locais e das instituições federais de ensino superior. (Jornal Voz Ativa – Ouro Preto)