APAE inicia projeto “Reabilitar” – Equoterapia APAE Além Paraíba/MG”, terapia viabilizada pelo PRONAS/PCD

A equipe contratada pela APAE-AP para a implementação do projeto viabilizado pelo PRONAS/PCD.

No dia 26 de agosto último, a APAE-AP deu início ao Projeto “Reabilitar –Equoterapia APAE de Além Paraíba”. Agora, em 03 de outubro, dentro do cronograma de atividades, o atendimento foi aumentado para mais 30 alunos/praticantes.
A nova modalidade de terapia foi viabilizada a partir da captação de recursos junto ao Ministério da Saúde, dentro do Programa Nacional de Atenção e Apoio à Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD).
A verba destinada para a instituição pelas empresas Elevadores Atlas, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Energisa S/A, possibilitou a compra de materiais permanentes e de consumo, e contratação de profissionais, dentre eles tratadores de animais, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e psicólogo.
O objetivo do projeto é realizar o atendimento à pessoa com deficiência que tenha indicação para essa modalidade de tratamento, autistas, síndrome de Down, paralisia cerebral, são alguns exemplos.
A presidente da APAE de Além Paraíba/MG, Maria Luiza Galhardo Vilela, afirma que a conquista é um marco importante na história da instituição, pois foi o primeiro aprovado dentro desta modalidade. Outros também já foram aprovados e estão em tramitação, vindo somar com todas as ações que a equipe multidisciplinar da APAE realiza para garantir o desenvolvimento, o bem estar e a inclusão social de cada aluno e usuário. “Ver um Projeto dessa grandeza acontecendo em nossa instituição é reconhecer o esforço de cada pessoa envolvida neste processo, para tornar a APAE de Além Paraíba/MG cada vez mais completa”, enfatiza a presidente da APAE alemparaibana.

(Publicado na edição 1071, de 16/10/2019)