terça-feira, abril 30, 2024
NOTÍCIASSINDIJORI-Rede de Notícias

Rede de Notícias

Poços adere às escolas cívico-militares

O prefeito Sérgio Azevedo de Poços de Caldas anunciou de forma oficial que o município fez a adesão ao projeto das escolas cívico-militares do Ministério da Educação. O chefe do Executivo disse que ouviu a “rede municipal de ensino, através da Secretaria Municipal de Educação, funcionários, professores, diretoras, Conselho Municipal de Educação, sindicatos e entidades representativas, que se manifestaram por escrito, Câmara de Vereadores, através de moção de apoio, e população em geral através de manifestações pessoais, por rede social, aplicativos, entre outros”. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)

Cemig investe 20 milhões em eficiência

Com o objetivo de levar às famílias de baixa renda uma oportunidade de reduzir o desperdício de energia decorrente do uso de equipamentos ineficientes e readequar a parcela do orçamento destinada à conta de luz, a Cemig está substituindo lâmpadas, chuveiros e geladeiras de alto consumo por outros mais econômicos e modernos. A iniciativa integra as ações do Programa de Eficiência Energética da companhia e, nesta nova etapa, a estimativa é que 40 mil clientes mineiros sejam alcançados. Segundo o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Francisco de Assis, a iniciativa traz diversos benefícios, dentre os quais o de aproximar o cliente e permitir a orientação sobre hábitos que possibilitam a economia de energia. (Rede Sindijori)

Mais de 2 mil já aderiram à Lei da Anistia

Uma semana após a abertura do prazo para adesão à Lei da Anistia, 2.031 juiz-foranos buscaram atendimento para ter acesso aos benefícios. O valor arrecadado não foi informado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Um balanço parcial vai ser divulgado após o dia 31 de outubro, quando termina o prazo para requerimento do pagamento em três parcelas. A lei estabelece critérios excepcionais para quitação de débitos de natureza tributária e não tributária junto ao Município, inscritos ou não em dívida ativa. Pagamentos em até três parcelas vão ser descontos de 80% na multa por infração da obrigação principal, 100% na multa de mora e 100% nos juros de mora. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Semana Lixo Zero é realizada em outubro

O Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Divinópolis está finalizando os preparativos para a edição 2019 da “Semana Lixo Zero: Um por todos, todos por Zero”. A iniciativa, idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil, uma organização sem fins lucrativos que realiza o evento em parceria com várias cidades e instituições, está promovendo atividades entre os dias 21 a 28 de outubro com o objetivo de discutir políticas públicas sobre a gestão do lixo e a responsabilidade pelo destino dos resíduos gerados pela população. Ao todo, mais de 70 cidades vão integrar a rede de atividades neste ano de 2019. (Gazeta do Oeste – Divinópolis)

Novos conselheiros tutelares capacitados

Os novos 440 conselheiros tutelares do Norte de Minas, eleitos no domingo, 6, vão ser capacitados em duas etapas, pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, em parceria com a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Norte de Minas,  Universidade Estadual de Montes Claros, Associação dos Municípios do Médio São Francisco e Fórum de Conselheiros Tutelares de Minas Gerais. É terceira vez que ocorre esse tipo de capacitação. O assunto foi discutido na tarde de quinta-feira, 10, na sede do Ministério Público, com a presença do promotor Daniel Librelon. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Uberlândia sobe no ranking de investimento

Depois de despencar do 27º para o 65º lugar entre as 100 melhores cidades brasileiras para investir no ano passado, Uberlândia melhorou seu rendimento e, em 2019, se encontra em 46º lugar, na sexta edição do estudo Melhores Cidades para se Fazer Negócio, realizado pela empresa de consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame. O resultado geral do estudo mostrou Uberlândia a frente de capitais como Salvador (54º), Manaus (70º), Fortaleza (81º), Campo Grande (82º), Aracaju (89º), Teresina (94º), João Pessoa (95º) e São Luís (97º), mas atrás de Uberaba (39º). (Diário de Uberlândia)

Varginha campeã do Prêmio de Saúde Bucal

Novamente, a Odontologia Municipal de Varginha se destacou recebendo o Prêmio Estadual de Saúde Bucal do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, na categoria dos municípios com população entre 100.001 a 200.000 habitantes. O resultado foi publicado em Portaria, no dia 10 de outubro. São premiados os municípios que mais se destacaram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. Entre os critérios avaliados estão a visibilidade das ações de saúde bucal, política municipal de saúde e outros. (Correio do Sul – Varginha)

Prêmio Integrar Verde valoriza iniciativas

Alinhado a uma das maiores preocupações do nosso tempo – a sustentabilidade -, a Kinross lançou o Prêmio Integrar Verde, que valoriza atitudes sustentáveis nas escolas públicas de Paracatu. Vão ser premiados três projetos de educação ambiental que envolvam alunos, professores, familiares, vizinhos e comunidade escolar, no âmbito do ensino fundamental 1 (até o quarto ano). Com o tema “Escola verde e colaborativa”, a ação faz parte do eixo de meio ambiente do Programa Integrar e visa estimular o desenvolvimento de ações ambientalmente corretas, que incitem o pensamento crítico, a pesquisa, a originalidade e a integração da comunidade escolar. (Jornal Paracatu News)

(Publicado na edição 1072 de 23/10/2019)