Faltam 327 dias para o processo eleitoral de 2020 *

São tantos pré-candidatos que o eleitor alemparaibano ainda está sem saber qual nome será o melhor para o município.

Faltando 327 dias, a partir de hoje (13/11/2019), para a eleição municipal que realizar-se-á em 04 de outubro do próximo ano, vários nomes continuam sendo ventilados, principalmente dentro das redes social, como prováveis candidatos à cadeira hoje ocupada pelo professor Miguel Belmiro de Souza Júnior, este também pré-candidato à reeleição.

Além de Miguelzinho, um nome que está praticamente confirmado como pré-candidato é o do ex-prefeito Fernando Lúcio Ferreira Donzeles, que vem alinhavando com dois possíveis nomes o cargo de vice-prefeito: a ex-secretária municipal da educação Luciana Galhardo, e o vereador Rodrigo França, um dos poucos elogiados membros da atual legislatura municipal.

Com relação a Rodrigo França, apesar de algumas conversas realizadas com Fernando Lúcio existe também uma real probabilidade de que este até venha disputar o cargo de prefeito, numa hipótese levantada por possíveis colaboradores como pessoas físicas no custeio de sua campanha rumo ao Poder Executivo Municipal. Caso isso se confirme, sabe-se, inclusive, que outro possível pré-candidato até prefere ficar de fora da disputa se Rodrigo vier com cabeça de chapa.

Outro pré-candidato, certamente com a finalidade de marcar território já que é assim que seu partido prefere que ocorra em todo o país devido os escândalos de corrupção envolvendo sua cúpula partidária, é Oberdan Moreira Rocha, ex-vereador e atual presidente do Partido dos Trabalhadores, do qual foi expulso em certa ocasião, também ex-vice-prefeito de Wolney Freitas e ex-secretário do ex-prefeito Sérgio Ribeiro.

Correndo por fora, na condição como ele mesmo afirma de candidato independente, isto porque prefere não se aliar aos já velhos conhecidos nomes da política alemparaibana, está Rodrigo Leite, o Rodrigo “Bucomaxilar”, um dos fundadores do partido Patriotas em Além Paraíba. Rodrigo é possuidor de um bom leque de seguidores alemparaibanos (várias centenas, ultrapassando até o milhar) na rede social, em especial no facebook, o que lhe dá total respaldo para a disputa do cargo.

Seguindo a lógica que ora é apresentada, principalmente em rede social, o empresário Leonardo Lamon também se apresenta como possível pré-candidato a prefeito de Além Paraíba. Acredita-se, isto devido o forte vínculo nas idéias e na amizade, Léo Lamon poderá se candidatar a vereança caso Rodrigo França venha confirmar sua pré-candidatura a prefeito.

Também citado, está o ex-vereador Guilherme Diniz, que no processo eleitoral do ano passado obteve, como candidato a deputado estadual pelo PSOL, 2.286 votos, sendo a maioria do eleitorado alemparaibano. Segundo o ex-vereador, sua pré-candidatura poderá surgir já que é propósito do PSOL marcar presença no próximo processo eleitoral na maioria dos municípios brasileiros, em especial no Estado de Minas.

Outros nomes aparecem nos becos e ruas alemparaibanas, através do público eleitor alemparaibano, boa parcela surgindo sob a forma de piada e ironia graças ao descontentamento do povo em geral com a classe política de Além Paraíba. A hipótese do novo, por exemplo, é vista com um pé atrás por boa parcela do público eleitor que vai comparecer às urnas, isto porque esta foi a aposta no processo realizado no ano passado quando o eleitor alemparaibano, cerca de 65%, jogou todas as suas fichas no atual prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior, algo nunca registrado na história política de Além Paraíba. Existem afirmativas, por todos os bairros, dadas por quem votou em Miguelzinho, de que este não mais terá o apoio recebido em 2016.

(* Publicado na edição 1075, de 13/11/2019)