FALECEU MARCO ANTÔNIO FARIA FRANÇA

Faleceu na semana passada (12), o empresário e produtor rural Marco Antônio Faria França, filho do saudoso casal Sylvio Geraldo França e Carmélia Faria França.

Marco nasceu no vizinho município de Carmo (RJ), em 12 de junho de 1945, e tinha os seguintes irmãos: Sonia Maria, Márcio Geraldo, Francisco Celso, Hercília (Cilinha) e José Marcelo. Cresceu em Além Paraíba,m mais precisamente na hoje apelidada Cidade Alta, onde o pai era proprietário da fazenda cachoeira. Estudou na Escola Municipal Edelberto Figueira, no Lafayette Côrtes e no Colégio Além Paraíba, onde concluiu o curso Técnico de Contabilidade.

Empreendedor desde a adolescência, aos 16 anos começou a beneficiar e comercializar arroz, bem como fabricar fubá. Pelos idos do início da década dos anos de 1960, fundou a Sical Ltda., uma pequena empresa atacadista de cereais. A seguir, entrou no ramo de comércio de automóveis, fundando com seu pai a Sylcar Ltda., no Rio de Janeiro. Ainda na mesma época, também no Rio de Janeiro e com o pai, criou a empresa Mafra Distribuidora de Títulos de Valores Mobiliários. Em Além Paraíba fundou a Jamauto S/A, concessionária de veículos Volkswagen, e a Imobiliária Lordello.

Marco teve três filhos: Mariana e Fabiano, frutos de seu casamento com Giovana Teotônio, e Eduardo, de um relacionamento com Ramila Melo. Era avô de Martin, filho de Mariana e Rogério. Por cerca de 15 anos, teve uma união estável com Georgeana da Matta.

A exemplo de seu pai, que fundou em Além Paraíba o bairro Jardim Paraíso, Marco criou o bairro Santa Marta, uma realidade de que tinha muito orgulho. Uma das mais importantes propriedades rurais da região do Vale do Paraíba pertencia a Marco, a Fazenda Lordello, cuja imponente sede é um registro do passado cafeeiro da região. A Fazenda do Lordello, com quase 200 anos de existência, foi criada por Honório Hermeto Carneiro Leão, o Marques do Paraná.

Os últimos três anos de Marco foram difíceis, mas sua força e tenacidade o ajudaram enfrentar um câncer que acabou vencendo-o na semana passada, na manhã do dia 12 de novembro. Seu corpo foi velado em Além Paraíba, na Capela Mortuária, sendo sepultado na cidade de Carmo, no mausoléu da família.

(Publicado na edição 1076, de 20/11/2019)