Além Paraíba vai ganhar um livro de memórias de sua história

André Martins Borges, coordenador e responsável pela pesquisa histórica que resultará no livro “Memória e Patrimônio Cultural de Além Paraíba”.

Além Paraíba vai ganhar, enfim, uma publicação a respeito de sua história, para ser lida, preservada e difundida entre sua gente e futuras gerações. Esse é o objetivo de uma dos mais audaciosos projetos em fase de execução pelo Museu de História e Ciências Naturais (MHCN) com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais.

Desde o trabalho de Egberto Mattos – “Além Paraíba na História da Capitania de Minas Gerais”, datado de 1983, pouco foi escrito, inclusive na metodologia de memórias históricas, com o objetivo de resgatar a história alemparaibana, valendo ressaltar que o trabalho que está sendo desenvolvido é o primeiro em formato livro impresso e digital (e-Book).

“O trabalho tem por objetivo divulgar memórias históricas a respeito de diversos temas de nossa história”, enfatiza o professor André Martins Borges, diretor do MHCN. “Nele passamos por temas intrigantes que certamente irão fazer com que o leitor se debruce por assunto os mais variados que o incentivarão a buscar mais e mais informações”, diz o professor. “O livro a ser lançado é apenas um primeiro volume de uma coleção que pretende ter outras a outros que surgirão ao longo dos próximos anos”, conclui.

O livro “Memória e Patrimônio Cultural de Além Paraíba” terá o seu primeiro Volume I lançado no início do próximo ano, e além das histórias e fatos nele registrados ainda contará com um álbum fotográfico ao final da edição, mostrando imagens antigas da cidade de Além Paraíba. A equipe responsável pela edição do livro conta com os seguintes nomes: André Martins Borges – coordenador e responsável pela pesquisa histórica; Frederico Antunes – tratamento digital das fotografias; Victor Faria Machado – revisão ortográfica; Thauan de Oliveira Littiere – diagramação; além de Gilma Edinea Silva Matos Amaral, que vai contribuir nos trabalhos do Arquivo Histórico da instituição.

“Vamos escrever nossa história não pela visão de historiador, mas sim pelas pessoas que participaram efetivamente da construção ou vivenciaram a nossa história”, enfatiza André Borges.

O trabalho estará disponível a partir do primeiro semestre de 2020, e será uma importante ferramenta para pesquisa da história de Além Paraíba. Ressalta-se que o formato digital e-Book poderá ser baixado gratuitamente na internet através do site da instituição HTTP://www.museuhcnaturais.org.br e no site da maior livraria on-line do mundo, a Amazon.

Ressalta-se que este será um importante trabalho para o município de Além Paraíba, para sua história e para as gerações futuras que terão a oportunidade de conhecerem a história alemparaibana através de quem dela participou.

(Publicado na edição 1078, de 04/12/2019)