PROJETO POPCINE: Respeitável o público: 70 mil espectadores!!!

Sala de projeção do Popcine, no Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba.

Desde o seu primeiro ano, o projeto PopCine – Circuito Popular de Cinema, que se encontra na IV edição, tem realizado um importante trabalho de formação de público de cinema para a cidade de Além Paraíba e região.

Dentro de alguns dias o público do PopCine já terá ultrapassada a marca dos 70 mil espectadores – anos de 2016, 2017, 2018 e 2019 (até novembro de 2019). O projeto é muito importante para crianças e jovens em idade escolar, que tem no PopCine o único acesso a uma sala de cinema, com certeza uma  excelente opção do setor cultural da região. A meta do projeto é realizar no mínimo 500 sessões de cinema por ano, tendo como público preferencial alunos e professores da rede pública de ensino (em sessões agendadas gratuitamente de segunda a sexta-feira), além de realizar sessões abertas ao público em geral de quinta-feira a domingo.

São patrocinadores do projeto a empresa Energisa S/A (patrocinador Máster) – com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (Protocolo: 2018.13607.0054), e a Zamboni Comercial, esta com recursos próprios. Desde o primeiro ano do projeto, os ingressos sempre foram distribuídos gratuitamente para o público, como um compromisso visando facilitar o acesso de todos aos bens culturais.

“É um compromisso de nossa equipe levar o cinema para cada vez mais e mais pessoas, em especial àqueles que não tem as mesmas condições de acesso à Sétima Arte”, enfatiza o produtor executivo do projeto André Martins Borges. “Ainda no ano de 2019 estamos implementando melhorias na sala de cinema, com a instalação de novas lixeiras, aquisição, no mês de novembro, de novos 23 títulos para exibição apenas do gênero Terror, além de inúmeros títulos dos gêneros de animação, romance e aventura”, ressalta o produtor executivo do projeto PopCine.

Uma das melhorias em fase de implantação que acaba não sendo percebida pelo público, é a aquisição de títulos para exibição no formato streaming, o que trará filmes com mais agilidade para serem exibidos, além de abrir a possibilidade para a exibição de filmes no formato 4k. Vale salientar, parte dessas melhorias só são possíveis através de parcerias com empresas locais, ou que possuam negócios na cidade de Além Paraíba. “Estamos buscando parceria com os provedores de internet que possuam negócios na cidade para a cessão de internet, visando a realização das sessões de cinema em streaming. Se a sua empresa quer ser um de nossos parceiros neste importante projeto de acesso a cultural, junte-se a nós”, conclui André Borges.

Mais informações sobre o Projeto PopCine você pode obter na sede do Museu de História e Ciências Naturais, em Porto Novo, ou pelo telefone (32) 3462-4113. Vale lembrar sempre que Educação e Cultura são elementos transformadores para as futuras gerações. 

(Publicado na edição 1078, de 04/12/2019)