Boas Festas!!!

Inexiste na história de Além Paraíba, é o que eu, Flávio Senra, pensa, uma administração municipal tão inoperante e descuidada com os interesses da população do que a atual, em vigor desde o dia 1º de janeiro de 2017, e que, com toda certeza, será lançada ao limbo a partir do dia 31 de dezembro do próximo ano que já está às portas de ser iniciado.

Eleito com quase 65% dos votos válidos do processo eleitoral realizado no dia 02 de outubro de 2016, percentual nunca testemunhado em toda a história alemparaibana, o atual chefe do Executivo Municipal se mostrou e ainda mostra ser contrário aos bons preceitos que um governante deve oferecer aos seus governados, principalmente àqueles que o conduziram ao cume do poder, como foram os 13.534 cidadãos e cidadãs que lhe conferiram o voto naquela ocasião. Infelizmente, é de se lamentar que isso viesse a ocorrer ainda mais com um jovem que tinha tudo para se transformar num divisor de águas na política alemparaibana, quem sabe de nossa microrregião que há muitos anos vem tentando encontrar um nome novo para representá-la nas hostes maiores da política estadual. Infelizmente, até o momento o que podemos dizer é que são três anos de tempo perdido, literalmente transformado em uma fumaça que se desfaz no ar.

A edição desta semana, que será a última deste ano de 2019 já que somente voltaremos no dia 08 de janeiro, novamente servirá para mostrar o que o semanário ALÉM PARAHYBA noticiou de janeiro até agora. Trata-se de nossa tradicional RETROSPECTIVA, que desde dezembro de 1993 chega até você, caro amigo ou não amigo leitor, mostrando o que de fato foi notícia.

Infelizmente, 2019 não foi um ano de boas notícias para a nossa tão querida Além Paraíba, que iniciou sem que, pela primeira vez em toda a sua história, tivesse o funcionalismo público municipal recebido o seu 13º salário. Não bastasse, no mesmo mês, mesmo não participando de um movimento capitaneado pelo presidente da Associação Mineira de Municípios, um certo Julvan Lacerda, então suspeito de suposto esquema de fraudes em licitações na cidade de Moema de onde é prefeito, o nosso chefe do Executivo Municipál teria dado apoio às pretensas ameaças de pedir o impeachment do governador Romeu Zema, um governante que tem dado mostras de que para ser um bom mandante é necessário ser claro, justo e não se meter em arapucas.

Em fevereiro, mais precisamente no limiar da madrugada do dia 08, o município teve o coração dilacerado com a trágica notícia de que um filho seu, um jovem que certamente tinha um brilhante futuro pela frente, estava entre as vítimas fatais no acidente ocorrido no conhecido “Ninho do Urubu”, o Centro de Treinamento “George Helal”, pertencente ao Clube de Regatas do Flamengo, juntamente com outros nove companheiros, todos com idade variando entre 14 e 16 anos de idade. Jorge Eduardo Santos Pereira, com apenas 15 anos (ia fazer 16 no dia 14 daquele mês), filho do casal Wanderley Pereira, o Dedê, e Alba Valéria dos Santos Pereira, residentes no bairro de São José, que segundo seus treinadores tinha grande potencial para o futebol, teve o seu sonho interrompido pela fatalidade.

Março chegou com a notícia de que inúmeros, mais de 15, nomes começavam a dar o ar da graça como pretensos pré-candidatos à cadeira do atual governante do município no processo eleitoral que ocorrerá dentro de pouco mais de 10 meses, em outubro de 2020. Novos nomes, bem como velhos conhecidos, apareceram e tiveram suas caras mostradas ao público-leitor do ALÉM PARAHYBA. Algumas figurinhas carimbadas davam mostras de que, caso eleitos sejam, o município vai afundar ainda mais; valendo ressaltar que se novas figurinhas expostas sejam candidatas e eleitas, o município vai é ficar atolado e afundar como pedra na areia movediça. Pobre de nós, integrantes do povo alemparaibano, que teremos a chance de mudar o rumo da história de Além Paraíba ou afundá-la ainda mais! Se errarmos, fica a frase: que o último a sair, apague a luz!

Os meses subsequentes mostraram que a esperança desapareceu do vocabulário do povo alemparaibano. Este, graças a certas ações de boa parcela do Legislativo Municipal, tipo balançar a cabeça tal qual vaca de presépio aos desmandos e alucinações do Poder Executivo, passou a acompanhar mais de perto o contar dos dias que faltam até 31 de dezembro de 2020, semanalmente afixado na primeira página deste semanário, como o está na data de hoje, 26 de dezembro de 2019, ocasião em que estão faltando 371 dias para o findar do próximo ano.

Isso se dá devido às notícias que mais foram afixadas em nossas páginas durante todo o resto de 2019, como a de que as ruas da cidade parecem um queijo suíço tamanho a quantidade de buracos, sem contar as bueiras entupidas; a literal ausência de uma política que acabe de vez com o descaso com a população, em especial a mais carente; pela falta de medicamentos e profissionais médicos atendendo nos postos de saúde, sem contar a falta de material, como um simples par de luvas, para o pobre do funcionário que fica à exposição de contaminações diversas; pelas péssimas condições em que se encontram as estradas vicinais; pela não valorização do servidor público municipal concursado; pelo cabide de emprego instalado na máquina administrativa; pelos gastos excessivos com diárias dos agentes públicos; pelo desemprego que atinge incontáveis famílias; pela violência que acaba levando boa parcela de nossos jovens ao crime; enfim, por ene situações que se fossem aqui enumeradas ocupariam páginas e páginas do semanário.

Gostaríamos de aqui estar falando das coisas boas que poderiam ter acontecido na boa terra alemparaibana, onde nomes de grande valor outrora a tornaram rica e próspera, gerando empregos e oportunidades para o crescimento de nossa gente. Como isso não é possível já que o que mais ouvimos foram reclamações e críticas, apenas temos a pedir desculpas e desejar que o ano de 2020 seja de grande reflexão para todos nós, seja para quem esteja no poder e quem sabe queira modificar a sua maneira de agir, seja para quem ainda acredita que um dia Além Paraíba voltará a ser a terra de oportunidades que um dia foi.

Boas Festas! Que 2020 seja um ano de muita paz e reflexão para todos nós! E até o dia 08 de janeiro, já que também merecemos uns dias de férias…

* Flávio Senra é o Editor do semanário ALÉM PARAHYBA desde 1993.

((Edição 1081, de 26/12/2019)