segunda-feira, setembro 9, 2024
ACEAPDESTAQUENOTÍCIAS

Consciência Negra Além Hair é um sucesso

O Além Hair, núcleo de salões de beleza do programa Empreender, desenvolvido pela ACEAP – Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba – realizou com imenso sucesso o evento Consciência Negra Além Hair, realizado na semana passada (19).

O evento aconteceu no Salão de Festas da ACEAP e homenageou a negritude como um todo, exaltando beleza e envolvimento com ações importantes na nossa cidade.

A presidente da ACEAP, Rosa Helena Melo Dutra, e a representante do Além Hair, Ana Beatriz, destacaram a importância da sua realização e da união do grupo. O Consciência Negra Além Hair está em sua segunda edição e exalta a luta e a beleza da raça negra em nosso país e, especialmente, em nossa comunidade.

As integrantes do núcleo receberam o Grupo Minas e homenagearam três importantes personalidades negras da cidade: Sebastião Capitulino, Maria Rita Gonçalves e José Darci Gomes da Silva. Todos pela importância de sua história para a luta pela raça negra.

Maria Rita é a sétima filha de uma família de 10 irmãos. Mulher batalhadora, nunca desistiu de dar orgulho à mãe e de crescer profissionalmente. Desde os 9 anos, a menina trabalhava em casa de família e com 15 começou na Fábrica de Tecidos, quando conseguiu pagar seus estudos no Colégio Além Paraíba, onde cursou magistério e técnico em contabilidade. Mãe, avó, irmã e filha, nada parou Maria Rita. Hoje aposentada na PMAP, ela sempre esteve envolvida na música, no teatro, na cultura, política, tendo sido inclusive presidente do Bloco Império do Planeta II.

Sebastião Capitulino completará 79 anos, no dia 05 de dezembro. Tem 3 filhos e três netos. Trabalhou por 37 anos na Fábrica de Tecidos de Além Paraíba. Está sempre preocupado em trabalhar pela comunidade. Ficou à frente do Grupo Renascer da Terceira Idade por 4 mandatos. Capitulino é um homem que está à frente de seu tempo, na busca de fazer sempre o melhor para seu entorno.

José Darci é casado, tem dois filhos e dois netos. Foi militar da Marinha do Brasil, graduado como sub-oficial, formado em curso de sistema de armas. Ingressou no Grupo de Consciência Negra de Além Paraíba, em 1988, quando se comemorava 100 anos da abolição da escravatura. Foi presidente da entidade por 10 anos, tendo exercido também outras funções. Sempre na luta pela consciência negra em nossa cidade.

O desfile desse ano foi aberto por Caio Santos da Silva, que participou do concurso Beleza Negra, ficando com a terceira colocação. A banda Cheio de Marra animou o jantar e o restante da importante noite, cheia de representatividade social. Os desfiles, infantil e adulto, seguiram dando ênfase à beleza negra local.

O evento teve o patrocínio de Colégio Além Paraíba, Paropas, Drogamais, Chaparral, 18 de Julho, The Class, Junior Mutary, Dubai, Miss Bijou e Oba Moda e Acessórios.

(Publicado na edição 1077, de 27/11/2019)