RICARDO LEAL DUTRA

Garoto alemparaibano foi um dos destaques do Karatê Brasileiro em 2019.

Ricardo com o sensei Leonardo Silveira exibe as medalhas do Mundial e do Estadual.

Com apenas 9 anos de idade, o garoto Ricardo Leal Dutra, filho do casal Luciano Dutra Rodrigues (médico patologista / Laboratório NucleoLab) e Josimara Batista Leal Dutra, já é um dos grandes destaques do Karatê de Além Paraíba, tendo conquistado importantes títulos na modalidade Karatê-Do (Caminhos das Mãos Vazias).

No ano passado, rompendo barreiras e obstáculos que normalmente surgem nos caminhos dos grandes atletas, Ricardo chegou ao topo do pódio da modalidade esportiva originária do Oriente, ao conquistar o título de Campeão Mundial na modalidade Kata (luta imaginária) na Copa Mundial Interclubes que aconteceu junto com o XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional, sediado no Ginásio Esportivo da Pontífice Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), realizado em Curitiba. O evento foi organizado pela Federação Internacional de Karatê Tradicional (ITKF). Ainda em 2019, o jovem sansei alemparaibano conquistou, em 1º de dezembro, o bi-campeonato estadual carioca de karatê olímpico, evento realizado no Clube Associação Banco do Brasil de Niterói (RJ).

Também em 2019, o pequeno gigante acumulou várias conquistas, tendo participado de nove competições de nível estaduais, nacional e internacional. Ao todo, levou para casa 15 medalhas, sendo nove de ouro, quatro de prata e duas de bronze, destacando como principais títulos o de campeão mundial (ITKF), brasileiro (JKA/CBK) e estadual (FKERJ, JKA/RJ e FERRJKT). Segundo especialistas da modalidade esportiva, apesar da pouca idade Ricardo tem demonstrado ser um atleta de altíssimo nível técnico em todas as Federações de Karatê, seja a Olímpica ou a Tradicional, daí estar sempre ocupando o lugar mais alto do pódio.

O jovem karateca iniciou seus treinamentos em Além Paraíba, no ano de 2017, com o professor Maicon Menezes, que descobriu seu talento logo em seu primeiro exame de graduação (troca de faixa). À ocasião, sua performance chamou também a atenção do treinador da Seleção Estadual do Estado do Rio de Janeiro – FKERJ, também instrutor-chefe do instituto LS Team de Karatê-Do, professor Leonardo Silveira (Faixa Preta 5º Dan – Técnico Nacional Nível A pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK).

Diante do talento que lhe foi apresentado, o treinador Leonardo Silveira convidou o garoto para treinar no Centro de Preparação de Atletas de Base, em Trajano de Moraes (RJ), que tem por finalidade principal o treinamento de atletas de alto rendimento, específico para competições. Não bastasse, Ricardo ainda passou a treinar em Juiz de Fora (MG), sob a orientação do sentei Rosimar Neves (Dono RN) e na Academia CEKS (síneses Fernando Macedo, Carol Zarpa e Juliana Vitral).

Mesmo com a pouca idade, Ricardo Dutra sonha em atuar na Seleção Brasileira Olímpica de Karatê, quem sabe se tornar um campeão olímpico. Daí estar trilhando e evidenciando com afinco os princípios do olimpismo – Respeito, Excelência e Amizade. Por onde que passa ou vá, sempre é admirado por seus treinadores, adversários, professores de escola e amigos que o reconhecem pela humildade e força de vontade.

Para 2020, o talento alemparaibano foi convidado para integrar a equipe de um grande clube brasileiro cujo nome está sendo guardado a sete chaves. E sobre o título de campeão mundial conquistado recentemente, com a simplicidade que lhe é peculiar, Ricardo afirmou ter comemorado bastante e estar se sentindo com a sensação do dever cumprido.

Parabéns Ricardo Leal Dutra, esse pequeno samurai de talento gigantesco que leva ao tatame as cores de nossa Além Paraíba!!!

Publicado na edição 1085, de 29/01/2020.

Foto: álbum familiar.