Novo bispo da Diocese de Leopoldina tomou posse dia 25 de janeiro

O novo bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, tomou posse no dia 25 de janeiro, às 9h00, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina. Em seguida, foi realizada uma celebração eucarística na quadra de esportes do Colégio Imaculada Conceição, localizada a poucos metros do templo católico.

A recepção e entrada do novo bispo na Catedral de São Sebastião foi feita pelo metropolita dom Gil Antônio Moreira, acompanhado por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Edson José Oriolo dos Santos tem 55 anos e é natural de Itajubá, região do Sul de Minas. Mestre em Filosofia Social pela PUC Campinas (SP), é também especialista em Aristóteles pela Unicamp, e em Marketing, pela Universidade Gama Filho.

Formou-se em Teologia pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP), e exerceu na Arquidiocese de Pouso Alegre os cargos de vigário paroquial da Paróquia de São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista. Foi ainda vigário paroquial em diversas cidades mineiras, como Ouro Fino e Borda da Mata, e cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

De acordo com a CNBB, dom Edson foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 15 de abril de 2015, como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Fonte e foto: João Gabriel Meneghite.

Publicado na edição 1085, de 29/01/2020.