Projeto da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais leva ciência para escolas mineiras

Vereador Rodrigo França faz requerimento solicitando que projeto seja realizado em Além Paraíba e solicita apoio do gabinete do deputado estadual Bráulio Braz. Direção do Sindicato Rural também faz contato com Epamig.

Entendendo a relevância do projeto desenvolvido pela Epamig, o vereador Rodrigo França (na imagem junto com o deputado estadual Bráulio Braz) está buscando contato com o órgão estadual para a sua realização também em terras alemparaibanas.
(Foto: Arquivo ALÉM PARAHYBA)

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) leva o laboratório para mais perto das salas de aulas de escolas mineiras. O projeto “Epamig nas Escolas: Ciência Itinerante” proporciona aos alunos a oportunidade de assistir palestras interativas e interagir com microscópios, lupas, placas e lâminas com insetos e microrganismos.

De acordo com a pesquisadora da Epamig, Wânia Neves, o objetivo do projeto é popularizar a ciência e conscientizar as crianças a respeito da preservação do meio ambiente. Wânia afirma que a agenda de 2020 está aberta e que o projeto não se limita apenas a escolas da rede pública.

“Nas visitas às escolas levamos uma maquete como forma de ilustrar uma propriedade rural de pequeno porte e as práticas agroecológicas utilizadas na agricultura sustentável. Por meio de figuras, abordamos a importância de preservar os insetos e os organismos agentes de controle biológico de pragas e doenças”, ressalta Wânia.

A primeira ação do Epamig nas Escolas ocorreu em outubro do ano passado na Escola Municipal “Professor Paulo Mário Del Giudice”, em Viçosa (MG). A atividade é parte de um projeto mais amplo denominado “Bioeconomia na Agricultura Familiar”, que busca promover o desenvolvimento rural, a produção agrícola sustentável, a segurança alimentar, a popularização da ciência e a melhoria da qualidade de vida da população.

Para a realização do projeto, a Epamig conta com o apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto “Epamig nas Escolas – Ciência Itinerante” leva a experiência científica aos estudantes. (Foto: Divulgação / Epamig)

Próximas ações – A Ciência Itinerante da Epamig esteve presente dia 11 de fevereiro, às 8h20, na Escola Família Agrícola Puris, em Araponga (MG). No dia 4 de março, o projeto estará na Associação de Proteção e Amparo Social (APAS) de Viçosa (MG). Informações sobre o projeto são obtidas pelo número (31) 3891-2646.

“Epamig nas Escolas: Ciência Itinerante” conta com o apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Vereador e Sindicato Rural unem forças e solicitam que Epamig realize o projeto em Além Paraíba

Tão logo tomou conhecimento do projeto “Epamig nas Escolas: Ciência Itinerante”, o vereador alemparaibano Rodrigo França apresentou Requerimento aos seus pares do Legislativo Municipal solicitando que a Casa faça contato com a instituição no sentido de que o projeto seja realizado também em Além Paraíba. “Entendi que o projeto da Epamig é de grande relevância e que poderia ser realizado também em alguma escola de nosso município. Estou fazendo contato pessoalmente com a instituição, bem como solicitei de meus pares que aprovassem um requerimento para que a Casa do Povo possa também participar da ação que caso seja concretizada será de grande relevância para os estudantes da escola que sediará o projeto”, salientou o vereador Rodrigo França. “Aproveitei também a minha ligação de amizade com o deputado estadual Bráulio Braz, solicitando o apoio de seu gabinete junto a instituição, o que, acredito, será de grande valia”, concluiu Rodrigo.

Por sua vez, a direção do Sindicato Rural de Além Paraíba, tão logo tomou ciência da implementação do projeto no âmbito estadual, fez contato com a Epamig solicitando que projeto “Epamig nas Escolas: Ciência Itinerante” seja realizado em terras alemparaibanas. “Uma vez que o órgão governamental tem suas atividades voltadas a atender demandas no setor Agropecuário, a direção do Sindicato Rural de Além Paraíba entendeu que também é de sua responsabilidade tentar trazer o projeto até o município alemparaibano. Já existe entre o Sindicato Rural e o Senar-MG uma parceria que em muito auxilia o produtor rural alemparaibano, daí por que não fazer uma parceria com um outro órgão estadual mineiro, no caso a Epamig, que venha ampliar ainda mais as ações que auxiliem a família alemparaibana rural?”, enfatizou a direção do Sindicato Rural de Além Paraíba através de sua gerente administrativa Renata Guerini.

Fonte: Epamig

Veiculado na edição 1088, de 19/02/202.