terça-feira, abril 23, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Projeto da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais leva ciência para escolas mineiras

Vereador Rodrigo França faz requerimento solicitando que projeto seja realizado em Além Paraíba e solicita apoio do gabinete do deputado estadual Bráulio Braz. Direção do Sindicato Rural também faz contato com Epamig.

Entendendo a relevância do projeto desenvolvido pela Epamig, o vereador Rodrigo França (na imagem junto com o deputado estadual Bráulio Braz) está buscando contato com o órgão estadual para a sua realização também em terras alemparaibanas.
(Foto: Arquivo ALÉM PARAHYBA)

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) leva o laboratório para mais perto das salas de aulas de escolas mineiras. O projeto “Epamig nas Escolas: Ciência Itinerante” proporciona aos alunos a oportunidade de assistir palestras interativas e interagir com microscópios, lupas, placas e lâminas com insetos e microrganismos.

De acordo com a pesquisadora da Epamig, Wânia Neves, o objetivo do projeto é popularizar a ciência e conscientizar as crianças a respeito da preservação do meio ambiente. Wânia afirma que a agenda de 2020 está aberta e que o projeto não se limita apenas a escolas da rede pública.

“Nas visitas às escolas levamos uma maquete como forma de ilustrar uma propriedade rural de pequeno porte e as práticas agroecológicas utilizadas na agricultura sustentável. Por meio de figuras, abordamos a importância de preservar os insetos e os organismos agentes de controle biológico de pragas e doenças”, ressalta Wânia.

A primeira ação do Epamig nas Escolas ocorreu em outubro do ano passado na Escola Municipal “Professor Paulo Mário Del Giudice”, em Viçosa (MG). A atividade é parte de um projeto mais amplo denominado “Bioeconomia na Agricultura Familiar”, que busca promover o desenvolvimento rural, a produção agrícola sustentável, a segurança alimentar, a popularização da ciência e a melhoria da qualidade de vida da população.

Para a realização do projeto, a Epamig conta com o apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O projeto “Epamig nas Escolas – Ciência Itinerante” leva a experiência científica aos estudantes. (Foto: Divulgação / Epamig)

Próximas ações – A Ciência Itinerante da Epamig esteve presente dia 11 de fevereiro, às 8h20, na Escola Família Agrícola Puris, em Araponga (MG). No dia 4 de março, o projeto estará na Associação de Proteção e Amparo Social (APAS) de Viçosa (MG). Informações sobre o projeto são obtidas pelo número (31) 3891-2646.

“Epamig nas Escolas: Ciência Itinerante” conta com o apoio do Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Vereador e Sindicato Rural unem forças e solicitam que Epamig realize o projeto em Além Paraíba

Tão logo tomou conhecimento do projeto “Epamig nas Escolas: Ciência Itinerante”, o vereador alemparaibano Rodrigo França apresentou Requerimento aos seus pares do Legislativo Municipal solicitando que a Casa faça contato com a instituição no sentido de que o projeto seja realizado também em Além Paraíba. “Entendi que o projeto da Epamig é de grande relevância e que poderia ser realizado também em alguma escola de nosso município. Estou fazendo contato pessoalmente com a instituição, bem como solicitei de meus pares que aprovassem um requerimento para que a Casa do Povo possa também participar da ação que caso seja concretizada será de grande relevância para os estudantes da escola que sediará o projeto”, salientou o vereador Rodrigo França. “Aproveitei também a minha ligação de amizade com o deputado estadual Bráulio Braz, solicitando o apoio de seu gabinete junto a instituição, o que, acredito, será de grande valia”, concluiu Rodrigo.

Por sua vez, a direção do Sindicato Rural de Além Paraíba, tão logo tomou ciência da implementação do projeto no âmbito estadual, fez contato com a Epamig solicitando que projeto “Epamig nas Escolas: Ciência Itinerante” seja realizado em terras alemparaibanas. “Uma vez que o órgão governamental tem suas atividades voltadas a atender demandas no setor Agropecuário, a direção do Sindicato Rural de Além Paraíba entendeu que também é de sua responsabilidade tentar trazer o projeto até o município alemparaibano. Já existe entre o Sindicato Rural e o Senar-MG uma parceria que em muito auxilia o produtor rural alemparaibano, daí por que não fazer uma parceria com um outro órgão estadual mineiro, no caso a Epamig, que venha ampliar ainda mais as ações que auxiliem a família alemparaibana rural?”, enfatizou a direção do Sindicato Rural de Além Paraíba através de sua gerente administrativa Renata Guerini.

Fonte: Epamig

Veiculado na edição 1088, de 19/02/202.