sexta-feira, abril 19, 2024
NOTÍCIASSINDIJORI-Rede de Notícias

Rede de Notícias

Escolas adotam medidas de prevenção

Instituições de ensino de Juiz de Fora já têm adotado medidas de orientação e prevenção à doença. Algumas unidades, inclusive, já pretendem articular estratégias caso haja confirmação da circulação do vírus no município. Das unidades procuradas pela Tribuna, quatro informaram que estão atuando na orientação de alunos e responsáveis para esclarecer sobre a doença, que já infectou 77 pessoas no país, sendo duas em Minas Gerais. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Uberaba é 29ª entre os 100 maiores

Uberaba está na 29ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), publicado pela Macroplan, empresa brasileira de consultoria em cenários prospectivos, administração estratégica e gestão orientada para resultados. O estudo faz comparativo da evolução dos 100 maiores municípios brasileiros, mostrando as cidades que mais entregaram mais serviços em quatro áreas essenciais: saúde, educação, segurança e saneamento/sustentabilidade. De acordo com o resultado divulgado pela Macroplan, no ranking geral Uberaba avançou sete posições na década e é a quarta cidade mineira posicionada no resultado. (Jornal de Uberaba)

Cãoterapia é retomada no HC

Foi retomada, na semana passada, 11, no Hospital da Santa Casa de Poços de Caldas, a Cãoterapia. Um sucesso desenvolvido em 2019 de maneira voluntária volta a sua programação, com visitas semanais no hospital. Com dois profissionais capacitados, a Cãoterapia é desenvolvida pelos corredores do hospital, com acompanhamento também de um profissional da Santa Casa. São visitas em diversos setores, onde os pacientes autorizam a equipe a realizar a visita. Previamente, os responsáveis se reuniram com o CCIH do hospital, justamente pontuando diversos fatores obrigatórios aos animais, para zelar o espaço hospitalar e não levar nenhum problema com contaminações. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

MOC tem Conselho de Defesa

A criação do Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal (Cobea) foi aprovado pela Câmara Municipal de Montes Claros por meio do Projeto de Lei 24/2020. Com a aceitação do texto no Legislativo, o município vai ter agora que garantir a estrutura de funcionamento e indicar as secretarias que devem participar do grupo, pois metade dele é composto por entes públicos e outra metade pela sociedade civil, totalizando 16 membros. Juntamente ao Conselho, foi aprovada a criação do Fundo Municipal de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal (Fumbea), que deve captar e gerenciar recursos provenientes de multas para serem aplicados em campanhas educativas e amparo aos animais nativos, selvagens, exóticos ou domésticos em Montes Claros. (Jornal O Norte – Montes Claros)

Flores recebe reconhecimento

A coleta das flores sempre-vivas, tradição centenária das comunidades da Serra do Espinhaço, no Norte de Minas e Jequitinhonha, acabam de ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Uma das maiores áreas é em Buenópolis. A partir de agora, a prática integra o seleto grupo dos Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (Sipam).  A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades, além de representantes dos apanhadores de flores. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Coronavírus pode cancelar Jubileu

Estava prevista para esta sexta-feira, 13, uma reunião para a liberação do Edital do Jubileu de São José 2020, que acontece entre os dias 21 de abril a 1º de maio. A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) é a responsável pela licitação para a utilização do espaço público para a colocação de barracas durante a festa, onde são ofertadas ao público diversas opções de acessórios, alimentação, artesanato, brinquedos, calçados, cama, mesa e banho, eletrônicos e etc. (Folha de Barbacena)

Fórum pela Ciência em Varginha

Varginha recebeu, dia 13, o encontro regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência, uma realização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com 35 entidades parceiras, com o objetivo de coletar sugestões da população para a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A professora Izabella Carneiro Bastos, da universidade, fez palestra a respeito da temática do fórum. (Gazeta de Varginha)

Fonte: Sindijori/MG

Veiculado na edição 1092, de 18/03/2020.