Secretaria confirma primeiro caso de coronavírus em Muriaé

Boletim divulgado neste domingo não registra novos casos em JF; em Minas, número de confirmações chega a 231

Por Tribuna de Minas

29/03/2020 às 11h19- Atualizada 29/03/2020 às 13h17

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, neste domingo (29), o primeiro caso de coronavírus em Muriaé, cidade localizada a 158 quilômetros de Juiz de Fora. Com isso, o município torna-se o segundo da Zona da Mata a ter uma confirmação da doença. Não houve novas confirmações em Juiz de Fora no novo informe estadual.

Em nota, a Prefeitura de Muriaé informou que trata-se de uma mulher de 50 anos, que não tem doenças crônicas e apresenta quadro de saúde estável. Conforme o texto, a paciente não precisou ser internada em nenhum momento, permanecendo em isolamento domiciliar e recebendo acompanhamento médico. Ela teria sido infectada na própria cidade, segundo a Prefeitura. Diante da confirmação, a Prefeitura suspendeu a abertura parcial do comércio prevista para começar nesta segunda-feira (30).

Além da confirmação, outros três testes realizados em pacientes da cidade tiveram resultado negativo, elevando para 11 o número de casos descartados de coronavírus na cidade, segundo a Prefeitura. Há, ainda, 58 casos em investigação, sendo 24 suspeitos (quando há amostras coletadas) e 34 em observação (quadros leves de síndrome gripal monitorados pela atenção básica).

Mais 26 confirmações em Minas Gerais

Neste domingo, Minas Gerais chegou a 231 confirmações da doença, 26 a mais em comparação com o boletim epidemiológico divulgado neste sábado (28). Há também 20 óbitos em investigação. Segundo o Estado, 40 mortes suspeitas já foram notificadas à SES em território mineiro, sendo que 20 foram descartadas e não tiveram relação com o coronavírus. Até o momento, o Estado tem 28.783 suspeitas em investigação.

No total, 29 municípios têm casos confirmados de coronavírus: Belo Horizonte (143), Betim (5), Boa Esperança (1), Bom Despacho (1), Campo Belo (1), Campos Altos (1), Carmo do Cajuru (1), Contagem (4), Coronel Fabriciano (1), Divinópolis (7), Extrema (1), Governador Valadares (2), Guimarânia (1), Ipatinga (1), Juiz de Fora (11), Lagoa da Prata (2), Mariana (2), Muriaé (1), Nova Lima (19), Patrocínio (1), Poços de Caldas (2), Sabará (3), Santa Luzia (1), São João del Rei (2), Serra do Salitre (1), Sete Lagoas (2), Timóteo (1), Uberaba (3), Uberlândia (7). Outros três casos confirmados ainda não estão atribuídos a nenhum município do estado.