Brinquedos devem ser higienizados após uso pelas crianças

Pais podem estimular a mudar móveis de lugar e a criar desenhos para colorir as paredes

Por Maria Fernanda Rodrigues (Agência Estado)

31/03/2020 às 19h50

É para deixar a criança desenhar a parede? Vale mais refazer a pintura quando a vida voltar ao normal e garantir horas de distração e de exercício de imaginação para as crianças neste momento ou manter a ordem? A decisão cabe aos pais.

Há outras opções, menos drásticas, para quem não quer fazer mudanças tão estruturais. Mude a cama de lugar, trocando-a com a escrivaninha. Guarde os brinquedos que estão mais à vista e abra aquelas caixas guardadas no armário com coisas das quais as crianças já nem se lembram. O reencontro com objetos antigos pode render horas e horas de novas brincadeiras.

Faça uma cabana com almofadas e lençol. Crie uma cidade no chão com fita crepe, ou então uma pista de carrinhos. Desenhe uma amarelinha (também com fita crepe ou giz) – se os pulos não forem atrapalhar os vizinhos de baixo.O conteúdo continua após o anúncio

Que tal montar uma exposição com os desenhos que as crianças têm feito por esses dias? Ou com poemas e letras de músicas, no caso dos mais velhos? E que tal abrir aquela caixa com papéis guardados de viagem? Agora pode ser finalmente a hora de transformar aqueles postais e cartões comprados em museus em quadrinhos.

(Foto: Pixabay)

Como higienizar os brinquedos para evitar doenças

Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde para que a população permaneça em casa pelos próximos dias por causa da pandemia do novo coronavírus, é comum que alguns pais recorram aos brinquedos para entreter as crianças durante essa nova rotina.

No entanto, após a diversão, é necessário ter atenção quanto à limpeza dos objetos, evitando a transmissão de doenças causadas por fungos, bactérias, vírus ou parasitas, por causa da baixa resistência do sistema imunológico dos pequenos que ainda está em desenvolvimento. Alimentos ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Resíduos contaminantes têm variações de tempo de vida em determinadas superfícies. Dependendo do material utilizado para a fabricação de bolas, bonecas, jogos de montar e outros, é preciso utilizar produtos específicos. Alguns podem ser higienizados somente com água e sabão. Outros devem ser limpos com álcool 70% e até mesmo passar por secagem, como o caso de pelúcias e aqueles feitos de pano.

(Foto: Pixabay)