sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUEREGIÃO

Muriaé agora tem três casos confirmados de Covid-19

Anúncio foi feito pelo prefeito Grego na tarde desta quarta-feira.

1 de abril de 2020 – 21:30 – Atualizado em 01/04/2020 às 18:16

Por  www.marcelolopes.jor.br

Muriaé agora tem três casos confirmados de Covid-19

Subiu para três o número de casos confirmados de coronavírus em Muriaé. A informação foi divulgada pelo prefeito Grego em uma live na sua rede social, acompanhado do Secretário de Saúde, Dr. Paulo César e do Infectologista Dr. Daniel Licy, na tarde desta quarta-feira, 1º de abril. Os resultados foram enviados pela Funed – Fundação Ezequiel Dias, única em Minas Gerais a fazer os exames para esta doença.

Segundo o prefeito, até esta terça-feira (31), a cidade tinha registrado apenas um caso positivo de Covid-19. As duas novas confirmações tratam-se de dois pacientes do sexo masculino, de 58 e 60 anos. A Secretaria Municipal de Saúde informou que o homem de 58 anos viajou para área de risco e teve contato com caso suspeito. Já o outro, de 60 anos, também esteve em local de risco e contato com um caso confirmado. Os dois estão em isolamento domiciliar e passam bem.

Até o momento, a cidade possui 93 notificações ativas, sendo 18 casos suspeitos e 75 em observação. Casos descartados, ou seja, aqueles que testaram negativo totalizam 15. Os novos quatro casos descartados são de um homem de 59 anos; um de 26, outro de 45, e uma menina de apenas 3 anos. Os 18 casos suspeitos estão com amostras sendo analisadas pela Funed. Os resultados têm previsão de serem divulgados entre oito e 10 dias úteis.

Segundo o infectologista Daniel Licy, mesmo com os três casos confirmados, os números estão dentro do que estava previsto pelas autoridades de saúde. Grego também ressaltou que a Secretaria Estadual de Saúde emitiu uma nota em que manterá as medidas de restrição de convívio social até o dia 13 deste mês. A partir desta data, o cenário será revisto. “Precisamos continuar ficando em casa para conter o avanço da doença em Muriaé”, destacou o prefeito.

De acordo com normas técnicas da Secretaria de Estado de Saúde (SES), casos em observação compreendem aqueles casos leves de síndrome gripal, monitorados pela Atenção Básica. Ainda segundo a nova norma da SES, apenas os casos graves e hospitalizados de síndrome respiratória aguda grave têm as amostras analisadas. Porém, em todos os casos, com ou sem coleta de material, os cuidados estão sendo tomados como se fossem positivos.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Muriaé