sábado, abril 20, 2024
BRASIL E MUNDONOTÍCIASREGIÃO

Meteoro passa por Uberaba e cai no Triângulo Mineiro

Grande meteoro foi registrado em 08 câmaras em 3 estados.

Um meteoro caiu em terras mineiras na madrugada de sexta-feira (8). Fragmentos foram espalhados por diversas cidades, inclusive no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A queda aconteceu por volta de 3h20 da manhã, formando um enorme clarão no céu, seguido de um forte barulho. Diversas cidades da região registraram o fato. Relatos de moradores apontam que moradores de municípios no Triângulo, como Uberlândia e Lagoa da Prata, visualizaram o fenômeno.

Ao amanhecer do dia, imagens de câmeras de segurança confirmaram o fenômeno. Um meteorito adentrou na atmosfera e foi deixando um rastro luminoso no céu. Uberadaestava na rota dele. A BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) publicou parecer sobre o assunto em seu site. Os especialistas analisaram imagens de oito câmeras, em sete cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e até no Paraná. Uma delas foi gravada pela NTV, emissora local de Patos de Minas, e mostra o meteorito explodindo.

“De acordo com análises preliminares, o objeto seguiu uma trajetória de sul para norte, iniciando sua fase luminosa a cerca de 64 Km de altitude, entre Araxá e Uberaba. Seguiu com luminosidade elevada na direção nordeste a uma velocidade 15,36 Km/s (55,3 mil Km/h), até explodir a 30 Km de altitude, próximo ao Município de Tiros, no Triângulo Mineiro”, diz o boletim da BRAMON.

“As análises ainda estão sendo aprimoradas para que possamos determinar a massa inicial do objeto, mas as imagens sugerem que alguns fragmentos desse meteoroide possivelmente sobreviveram à passagem atmosférica e chegaram ao solo”, finaliza a BRAMON.

Fonte e foto: BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros e Jornal da Manhã (Uberaba – MG)