E. E. Barão de São Geraldo (Angustura) recebe doação de ex-aluno para que o centenário educandário receba uma nova pintura

O alemparaibano/angusturense Rogério Narle Elmais, alto executivo de uma instituição bancária estrangeira, doa tintas para nova pintura de todo o prédio (parte interna e externa) da centenária escola estadual de Angustura.

Jorge Eduardo do Vale, diretor do educandário angusturense, com os proprietários da Eletroferragens Salles por ocasião da entrega das tintas que foram doadas pelo ex-aluno Rogério Narle Elmais.

No início deste ano de 2020, quando em visita à sua mãe e familiares residentes em Angustura, o alemparaibano/angusturense Rogério Narle Elmais, alto executivo de uma instituição bancária estrangeira, residente em São Paulo, aproveitou a oportunidade e fez uma visita à centenária Escola Estadual Barão de São Geraldo, educandário onde cursou o primário.

Na companhia de sua esposa Angélica, e duas de suas três filhas – Mariana e Luciana, Rogério foi recebido pelo professor Jorge Eduardo do Vale, diretor da escola, que o levou a todas as dependências do educandário, aí incluídas a sala de aula onde cursou todo o primário, a sala de informática que o deixou surpreso pela qualidade encontrada, a quadra interna, a horta orgânica de onde são colhidos verduras e legumes que reforçam a merenda escolar, enfim, quase não reconheceu o local onde viveu bons momentos de sua infância.

Ao diretor Jorge o ex-aluno contou parte de sua história como aluno do “Barão”, referindo-se à escola onde aprender as primeiras letras. “Estou surpreso com o gigante que o Barão se transformou”, chegou a comentar. Foi um momento de grandes recordações, onde Rogério emocionado se lembrou das dificuldades da época (anos da década de 1960), nomes de colegas e professoras, alguns já falecidos.

Ao final da visita, foi Rogério indagou ao diretor qual a necessidade mais urgente do educandário. Jorge Eduardo, que ainda não sabia quem era aquele ex-aluno, disse que a prioridade seria uma nova pintura da escola, tanto na parte externa quanto na interna, mas que era um investimento muito alto e que dificilmente conseguiria tal recurso do Governo Estadual de imediato. Para surpresa do Jorge, o ex-aluno disse-lhe que iniciasse uma listagem de toda a tinta que fosse preciso para fazer a pintura, e que providenciasse o envio para seu e-mail pessoal. Revelando então a sua atividade profissional e o desejo de fazer algo em favor da escola onde estudou, Rogério ainda solicitou que a listagem fosse repassada também para Flávio Senra, editor do semanário ALÉM PARAHYBA, com quem tem laços afetivos (a cara metade de Flávio é Márcia Elmais Diniz, prima de Rogério), solicitando deste que levantasse os custos no comércio de Além Paraíba.

A boa nova acabou somente se concretizando no último mês de abril, um atraso gerado devido a demora no levantamento dos preços das tintas dentro do comércio alemparaibano (toda a tinta foi no comércio local, uma exigência do doador), bem como a pandemia do COVID-19.

Foram doados, já entregues, 104,4 litros de tinta esmalte sintético, de cores diversas, para metais e madeira, bem como 432 litros de tinta acrílica para parede interior e exterior, totalizando 536,4 litros. As tintas foram adquiridas, após levantamento de custo entre as lojas do ramo alemparaibanas, na Eletroferragens Salles, localizada na Rua Coronel Castelo Branco, na Vila Laroca.   Legendas: A Escola Estadual Barão de São Geraldo recebendo homenagem da banda da Polícia Militar de Minas Gerais quando das comemorações do centenário do educandário – agosto de 2018. Jorge Eduardo do Vale, diretor do educandário angusturense, com os proprietários da Eletroferragens Salles por ocasião da entrega das tintas que foram doadas pelo ex-aluno Rogério Narle Elmais. Rogério Narle Elmais, ex-aluno da E. E. Barão de São Geraldo, doou um total de 536,4 litros de tintas diversas para a pintura do educandário angusturense. As tintas que foram doadas para a E. E. Barão de São Geraldo – 104,4 litros de tinta esmalte sintético para metais e madeira; e 432 litros de tinta acrílica para paredes interior e exterior.