sábado, abril 20, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Creche do Goiabal: o descaso da atual gestão municipal numa obra que pegou quase que finalizada e nada fez para concluí-la

Durante a gestão municipal alemparaiabana anterior a atual, uma importante obra foi iniciada no bairro do Goiabal. Trata-se de uma creche comunitária, que teve um custo orçado em mais de R$ 1,6 milhão, com recurso proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujas obras foram iniciadas em 08 de março de 2016, durante a gestão do então prefeito Fernando Lúcio Ferreira Donzeles, e tinham previsão de seu término de 26 de agosto de 2017, já na gestão do atual prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior.

Quando da passagem de seu mandato para o atual governante, Fernando Lúcio deixava a obra bastante adiantada, com laje pronta, fazendo a cobertura do imóvel que atenderia toda a comunidade do Goiabal e adjacências, aliviando as mães de se deslocarem para creches distantes com seus filhos, a fim de seguirem para o trabalho, isto porque a creche existente no bairro não consegue atender toda a demanda local.

Existiram atrasos nos repasses do FNDE, mas nem por isso é motivo para que obra tão importante, onde o material utilizado é de primeira linha, esteja entregue à própria sorte, abandonada e depredada, com visíveis traços de vandalismo já que não possui qualquer sinal de vigilância.

Em visita ao local ontem, terça-feira / 26 de maio, o Jornal Além Parahyba teve a oportunidade de constatar que não é somente estrume que tomou conta do local como disse o “repórter cidadão”, em conteúdo divulgado em rede social. O que foi constatado vai além do dito por Elias, já que foi vislumbrado pedaços do teto caindo, pias de granito quebradas, parte de material que lá estava armazenado espalhado pelo chão, uma bagunça generalizada.

Em conversa com alguns moradores próximos da obra, estes afirmam que a atual gestão municipal ainda chegou a tocar a obra durante um pequeno período. Entretanto, já de um ano para cá nada foi feito, o que pode até ter ocorrido por falta de repasses do FNDE. Entretanto, sem condições de obter informações junto a atual administração municipal, e levando em conta que outras obras estão sendo tocadas a toque de caixa já que este é um ano eleitoral, deixamos uma pergunta no ar: por que não terminou a obra da Creche do Goiabal que estava praticamente em fase final?

A Creche do Goiabal é uma obra de grande importância para a mães e famílias residentes naquele importante e populoso bairro do município alemparaibano e adjacências. Sua paralisação e o estado de abandono com que a atual administração municipal deixou essa obra é um absurdo, uma falta de respeito ao dinheiro público ali alocado.

Onde estão os vereadores alemparaibanos, principalmente aqueles que vivem a tecer loas à atual administração, que não fiscalizam e tomam uma atitude que venha coibir tamanho absurdo? Onde está o Ministério Público?

Fotos: Flávio Senra