quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Morre, aos 67 anos, o empresário Luiz Geraldo Soranço

Ex-presidente da Fiemg Zona da Mata, Soranço ocupava a primeira vice-presidência da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região.

Empresário teve um acidente vascular cerebral.

O empresário Luiz Geraldo Soranço, 67 anos, faleceu, na semana passada (19), às 16h30, no Hospital Albert Sabin, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Soranço fora presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Regional Zona da Mata (Fiemg Regional Zona da Mata) entre 1994 e 2002. De 1994 a 2001, por sua vez, presidiu o Centro Industrial de Juiz de Fora. Atualmente, ocupava a primeira vice-presidência da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, entidade da qual foi um dos fundadores e conduziu entre 2002 e 2011. O velório e o sepultamento foram restritos a poucos familiares.

Em comunicado enviado aos demais presidentes da entidade, a Fiemg Regional Zona da Mata lamentou o falecimento de Soranço. “É uma grande perda para o setor industrial e para toda a nossa região. Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento difícil.” Soranço era casado com Arlete Viana Soranço e deixa três filhos e quatro netos. Além de ter presidido a Fiemg Regional Zona da Mata e o Centro Industrial de Juiz de Fora, o empresário esteve à frente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira de Juiz de Fora.

Em nota divulgada em rede social, a direção da Fiemg também se solidarizou à família. “Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e o atual presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro, trata-se de uma grande perda para o setor industrial, não só de Juiz de Fora, mas também de todo o estado de Minas Gerais. A diretoria da Fiemg se solidariza com a dor dos familiares, amigos e de todos os que conviveram com Luiz Geraldo Soranço nas esferas profissional e pessoal, rendendo homenagens ao trabalho por ele realizado ao longo de toda a sua vida e carreira.”

Também em comunicado oficial enviado à imprensa, a Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região lembrou a última homenagem pública de um dos “mais admirados e respeitados nomes de Juiz de Fora”. “Soranço dirigiu inúmeras entidades de classe em Juiz de Fora, sempre imprimindo sua marca de simpatia e conciliação, atuando em prol do desenvolvimento de Juiz de Fora e região. (…) Em 25 de abril de 2019, Soranço recebeu a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal, a maior honraria da Casa, em homenagem aos 166 anos da Câmara. (…) A medalha homenageia pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido especial reconhecimento do Poder Legislativo.” Em 2008, Soranço pleiteou, como vice-prefeito em chapa encabeçada pelo ex-prefeito Tarcísio Delgado, o Executivo municipal, mas sem sucesso.

Soranço era um velho conhecido da Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba – ACE-AP. Quando presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, sempre se fez presente junto a instituição alemparaibana quando acionado.

Fonte: Tribuna de Minas (Gabriel Ferreira Borges) /  Foto: Olavo Prazeres.