sexta-feira, abril 19, 2024
BRASIL E MUNDONOTÍCIAS

Brasil é o 4º país com mais curados da Covid-19 no mundo

Site monitora casos com base em dados oficiais.

Leito de UTI da Covid-19 em Mato Grosso do Sul – Divulgação

Em números absolutos, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de pacientes curados da Covid-19. O levantamento global é feito pelo site Worldometers com base nas estatísticas oficiais divulgadas pelos governos mundo afora.

Ao compararmos a quantidade total de pessoas contaminadas, o país, em 25 de maio último, estava em segundo lugar com 365.213 infectados, atrás apenas dos Estados Unidos, que já ultrapassaram a marca de um milhão de casos.

Contudo, é natural que nações com mais habitantes tenham mais pessoas doentes. Por isso, o site também faz o cálculo da incidência do novo coronavírus por milhão de pessoas, para equilibrar e tornar a comparação mais justa.

Nessa proporção, na data citada anteriormente, o Brasil cai para a 51ª posição com 1.719 contaminados nessa faixa. Quando olhamos os mortos pela Covid-19, na mesma data o país está em sexto em números absolutos e em 22º lugar no levantamento por milhão de habitantes.

San Marino, para se ter uma ideia, tem a maior incidência com 19.603 contaminados por milhão de habitantes seguido pelo Qatar com 15.809 doentes nessa mesma proporção.

EVOLUÇÃO

O mundo ultrapassou 5,9 milhões de casos confirmados do novo coronavírus até o momento espalhados em 215 nações diferentes. Desse total, 2,8 milhões já se recuperaram e 3,1 milhões ainda estão doentes, mas com quadros leves (o Worldometers não estima quantos estão cumprindo quarentena em casa e quantos estão internados).

Têm o quadro clínico considerado crítico, estimado a 2% do total. Já morreram com a doença no globo quase 400 mil cidadãos.

Fonte: site Worldometers e Correio do Estado (MT)