“Primeiros Sons”: projeto apresentado pela APAE de Além Paraíba, aprovado pelo MS, terá início em 1ª de julho
Submetido a análise do Ministério da Saúde em 16/01/2019, o projeto “Primeiros Sons: Prevenção e Diagnóstico”, apresentado pela APAE de Além Paraíba-MG junto ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), foi aprovado, devidamente publicado no Diário Oficial através da portaria nº 1.212, de 27 de novembro de 2019, e encontra-se em período de execução com data de início para atendimentos marcado para o dia 1º de julho.
Como se trata de um projeto referente a lei de incentivo à saúde, os apoiadores do mesmo, feito através de renúncia fiscal, foram Elevadores Atlas e ENERGISA, sendo que o valor total do projeto foi de R$ 163.348,57 (Cento e sessenta e três mil, trezentos e quarenta e oito reais e cinquenta e sete centavos).
Sendo assim, a instituição parte para seu segundo projeto aprovado (o primeiro foi “Equoterapia”, em execução), e mais um em análise para o próximo ano (2021).
Dentro dos objetivos do projeto, a instituição alemparaibana já adquiriu equipamentos necessários para exames audiológicos, como por exemplo: audiômetro AD 229B, imitanciômetro, BERA, cabine audiométrica, emissões otoacústicas, estetoscópios e otoscópios, que serão utilizados para a realização de triagem auditiva neonatal, dentre outros, para avaliar possíveis perdas auditivas.
Os exames serão ofertados gratuitamente à comunidade e espera-se ao final do projeto, 12 meses, a realização de 640 exames.
Além da aquisição dos equipamentos, o projeto também preconiza a contratação de um fonoaudiólogo para a realização dos exames.
A instituição dá seu primeiro passo para um possível credenciamento junto ao Ministério da Saúde na categoria reabilitação auditiva, hoje sendo um Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III), passando a um CER IV.
Fonte e fotos: APAE de Além Paraíba-MG