sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina, completa cinco anos de vida episcopal

O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson José Oriolo dos Santos, de 55 anos de idade, completa neste sábado, 11 de julho de 2020, cinco anos de ordenação episcopal. A celebração em Ação de Graças acontecerá às 16 horas, na Catedral de São Sebastião, Sé Episcopal localizada no município de Leopoldina (MG).

Sacerdotes de diversas regiões do Brasil e do mundo enviam cumprimentos ao bispo pela data, principalmente da Igreja Particular de Leopoldina que, através do vigário geral, padre Volnei Ferreira Noro, representando todo o clero, publicou uma mensagem cumprimentando dom Edson pela data. “Em nome da Diocese de Leopoldina e do nosso clero,  rogo ao bom Deus que continue a abençoar nosso Bispo Dom Edson José Oriolo dos Santos,  por ocasião dos seus cinco anos de vida episcopal, vida a serviço da Igreja, ao povo de Deus e a inúmeros sacerdotes. Parabéns e felicidades”, comentou padre Volnei.

Dom Edson foi sagrado bispo no dia 11 de julho de 2015, sendo nomeado pelo papa Francisco para a Arquidiocese de Belo Horizonte. Sua posse aconteceu na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, onde exerceu a função de sacerdote e cura desse templo católico.

Dom João Bosco Oliver de Faria foi quem ordenou dom Edson como sacerdote, em 1990, e bispo, em 2015. Na ocasião de sua posse episcopal, dom João Bosco fez um discurso lembrando a trajetória de dom Edson desde o seminário, dizendo que sua família foi sempre a força propulsora e sustentadora de sua vocação sacerdotal. “Eu o recebi no seminário quando ele tinha apenas 13 anos. Era muito apegado à família. Seminarista novo, quantas vezes o vi chorar pelos corredores do seminário. Sempre pensava que ele não ia voltar, mas o chamado de Jesus ecoava forte no seu coração e ele sempre voltava. Sua família foi o seu apoio na fidelidade ao sacerdócio”, comentou dom João Bosco.

Dom Edson José Oriolo dos Santos

 Filho do casal José Eugênio dos Santos e Alzira Oriolo dos Santos (in-memorian), nasceu no dia 18 de setembro de 1964, em Itajubá (MG). Aos 13 anos de idade entrou para o Seminário Nossa Senhora Auxiliadora, em Pouso Alegre, onde também se formou em filosofia. Foi ordenado padre no dia 05 de maio de 1990, por dom João Bosco Oliver de Faria, na Matriz São José Operário, em sua terra natal.

Além da formação filosófica, dom Edson tem graduação em teologia pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, de Taubaté (SP). Fez mestrado em Filosofia Social pela PUC Campinas; É especialista em Aristóteles, pela Unicamp; em Marketing, pela Universidade Gama Filho, onde também fez a pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Na Arquidiocese de Pouso Alegre, foi vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, em São Sebastião da Bela Vista; vigário paroquial da Paróquia São Francisco de Paula, em Ouro Fino; pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata; pároco da Paróquia Bom Jesus e cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.

Como docente, trabalhou no Seminário da Arquidiocese de Pouso Alegre, onde foi professor de várias disciplinas do curso de filosofia. Também atuou como promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese.

No dia 15 de abril de 2015 foi nomeado pelo papa Francisco bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, sendo celebrada a sua Ordenação Episcopal no dia 11 de julho de 2015, na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre. Em 30 de outubro de 2019, foi nomeado pelo papa Francisco como novo bispo da Diocese de Leopoldina.

Fonte de foto: Imprensa – Diocese de Leopoldina