sexta-feira, abril 19, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Polícia Rodoviária federal apreende 1.459 filhotes de jabutis e vários pássaros em Leopoldina

Animais tinham sinais de maus-tratos e foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, em Juiz de Fora.

Os 1.459 filhotes de jabutis apreendidos pela PRF seriam vendidos na região de Juiz de Fora.

Durante uma operação da Polícia Rodoviária Federal realizada na BR-119, quilômetro 768, em Leopoldina, agentes da corporação, após darem ordem de parada à um automóvel Fiat Pálio com três ocupantes oriundos do estado da Bahia, foram surpreendidos com a carga encontrada no porta-malas do veículo. Lá estavam 1.459 filhotes de jabutis acondicionados em sacos de nylon, sendo que 45 restavam mortos, e 17 pássaros, sendo oito cardeais e nove calopsitas, transportados em uma única gaiola medindo 0,30m x 0,30m x 0,40m – um dos pássaros estava morto.

Os animais apreendidos pela PRF estavam em péssimas condições, alguns mortos.

Tão logo foi constatado o fato, os agentes da PRF fizeram contato com a Polícia Militar do Meio Ambiente de MG e o Ibama de Juiz de Fora, que auxiliaram no desfecho da operação. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) JF, e os indivíduos foram para a DP de Leopoldina. Após interrogatório, os detidos contaram que estavam viajando desde Feira de Santana (BA), onde compraram os animais.

Os filhotes de jabutis estavam acondicionados em sacos de nylon.

Foi lavrado um TCO por crime tipificado no artigo 29 da Lei 9.605/98, bem como um BO tipificado nos artigos 29 (apanhar ou vender animais da fauna silvestre) e artigo 32 (maus tratos). Segundo informações oficiosas cada filhotes de jabuti chega a ser vendido no mercado ilegal, pela internet, por até R$ 800. Diante disso, os animais resgatados pela PRF poderiam gerar mais de R$ 850 mil para os criminosos.

Fonte e fotos: Blog Adenilson Mendes e Jornal Estado de Minas