sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Novo Minas Consciente: Cerca de 300 cidades poderão abrir bares em 6 de agosto

Segundo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, municípios de pequeno porte têm critérios diferentes para avançar na flexibilização

Por DANIELE FRANCO

No bar. Clima quente e feriados são apontados como responsáveis pelo
alto consumo de cerveja (Foto: Leo Fontes).

Atividades não essenciais, como de bares, restaurantes e salões de beleza de cerca de 300 cidades mineiras poderão ser retomadas a partir de 6 de agosto. Os municípios, segundo explicou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, nesta quinta-feira (30), cumprem os critérios estabelecidos pelo novo Minas Consciente para seguirem a Onda Amarela do plano.

Os detalhes atualizados do plano de retomada gradual da economia foram apresentados nessa quarta-feira (29) e preveem que municípios com menos de 30 mil habitantes e que tenham registrado menos de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias poderão reabrir algumas atividades consideradas não essenciais. Esse critério, segundo Passalio, é cumprido por cerca de 300 cidades no Estado.

A Onda Amarela, segunda fase do novo plano, contempla as atividades que antes estavam distribuídas pelas Ondas Branca, Amarela e Vermelha, como autoescolas, papelarias, lojas de roupa e lojas de departamento, lojas de joias e bijuterias, informática, design e decoração.

O novo plano de retomada, que começa a valer em 6 de agosto para todo o Estado, foi baseado em uma consulta pública que recebeu mais de 600 sugestões da sociedade civil. Entre as mudanças, estão a elaboração de planos personalizados também por microrregional. No plano anterior, eram consideradas 14 macrorregiões; agora, são 62 microrregiões com critérios específicos.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) vai deixar a cargo dos prefeitos a escolha do plano de referência, por micro ou macrorregião, desde que a cidade cumpra os critérios estabelecidos para o avanço nas ondas.

Atualmente, 316 municípios aderiram formalmente ao Minas Consciente. Nem todos os 300 contados pelo secretário adjunto como aptos a avançarem na flexibilização estão inseridos no plano, mas, por determinação judicial, somente os protocolos do Minas Consciente poderão ser usados em caso de reaberturas.

Questionada sobre quais são as novas cidades aptas para a Onda Amarela, a Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) informou que “as atualizações no Plano Minas Consciente, incluindo essa lista de cidades, serão atualizadas no site www.mg.gov.br/minasconsciente no dia 6/8/2020.”

Fonte: O Tempo