Matrícula de aprovados na UFJF será feita de forma on-line
Prazos começam nesta segunda e vão até 15 de julho; aprovados deverão escanear e enviar documentos por e-mail
O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) decidiu que a segunda etapa da matrícula dos convocados nos editais 4 e 5 de Reclassificação do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgados, respectivamente, nos dias 11 e 20 de março, será realizada, em caráter excepcional, de forma remota. Ou seja, os aprovados deverão realizar suas matrículas por meio de documentos escaneados e enviados por e-mail, a partir da próxima segunda-feira (6). O prazo segue até o dia 15 deste mês. As orientações estão disponíveis no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
A UFJF lembra que a segunda etapa da matrícula dos 237 candidatos convocados é referente ao ingresso no primeiro semestre de 2020. Quem deixar de enviar o e-mail contendo os documentos no prazo estipulado serão considerados desistentes e, por isso, perdem o direito à vaga. Alunos selecionados para as vagas reservadas aos grupos A, B, C, D, ou E devem encaminhar todos os documentos e formulários de forma escaneada para o e-mail anexo1geral@ufjf.edu.br.
Já os candidatos aprovados nos grupos A e B precisam enviar, adicionalmente, os documentos e formulários listados no Anexo 2 do Regulamento de Matrícula, incluindo o formulário de informações socioeconômicas. A documentação, também escaneada, deve ser encaminhada para o e-mail anexo2renda@ufjf.edu.br.
Não são aceitos documentos enviados por candidatos convocados através de outros editais e somente são consideradas as documentações de requerentes que tenham realizado a pré-matrícula on-line, nas datas estipuladas. O deferimento do candidato é condicionado ao atendimento de todos os requisitos estabelecidos no regulamento e na legislação aplicável.O conteúdo continua após o anúncio
Suporte aos alunos
Durante os dias de recebimento da documentação, a UFJF irá disponibilizar suporte de scanner e computador para os candidatos que precisem usar algum dos equipamentos para o envio da documentação no ato de matrícula. Haverá, ainda, a presença de um representante da Cdara para dar suporte às demandas que forem apresentadas. A instituição recomenda que os interessados agendem um horário prévio para evitar aglomerações, diante do cenário de pandemia. O funcionamento da Central de Atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Os agendamentos devem ser feitos por meio de telefone ou Whatsapp no número (32) 2102-3911.
Negros e indígenas passarão por banca
Os candidatos selecionados para as vagas reservadas para negros (pretos ou pardos) e indígenas devem, obrigatoriamente, submeter-se à Banca de Heteroidentificação, que será realizada na modalidade presencial, em momento posterior à matrícula remota. Eles serão convocados através do endereço eletrônico cadastrado no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Informações sobre data, horário e local para o comparecimento para a entrega da “Autodeclaração para Preto, Pardo e Indígena” e participação no procedimento de heteroidentificação também serão divulgadas na página da Cdara. Somente após esse processo, a vaga será efetivada.
Análise de documentação
Em relação à documentação exigida no anexo 1 do Regulamento de matrícula, o resultado será encaminhado para o e-mail do aluno, até uma semana após a finalização da data estipulada para envio dos comprovantes. Já sobre os documentos pedidos no anexo 2, a resposta da análise segue o cronograma de resultados e recursos a ser divulgado na página da Cdara.
A interposição de recursos contra indeferimento da análise de renda (Anexo 2) ocorre na modalidade remota. Devido à excepcionalidade do momento, será dado prazo especial de 10 dias corridos caso esse requerimento seja necessário. Após o envio, o candidato deve receber um e-mail resposta confirmando o recebimento da correspondência, por parte do setor responsável. A UFJF reitera que em caso de dúvidas sobre a documentação do Anexo 1, o candidato deve, exclusivamente, encaminhar as questões para o e-mail duvidasmatricula@ufjf.edu.br. Em se tratando do Anexo 2, elas são respondidas por meio do endereço duvidas.sisuab@ufjf.edu.br.
Fonte: https://tribunademinas.com.br | Foto: UFJF