quinta-feira, abril 25, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Fundação CECIERJ e Prefeitura de Teresópolis assinam acordo de cooperação para abrir Polo CEDERJ

CECIERJ Prefeitura de Teresópolis assinam acordo de cooperação para abrir polo Cederj. (Fotos: Filipe Dutra)

A Fundação CECIERJ e a Prefeitura de Teresópolis oficializaram, terça-feira (11/08), a abertura do 35º polo Cederj. O termo de cooperação foi assinado pela presidente da instituição Profa Maria Isabel de Castro de Souza e pelo prefeito Vinicius Claussen.

A previsão é que o polo oferte vagas a partir do próximo ano, no período letivo de 2021.1, com os cursos de licenciatura, além da ampliação de oferta de vagas da rede Ceja e PVS.

“É importante ressaltar que a assinatura desse acordo significa que vamos trabalhar juntos. Um lado só não sobreviverá se fizer o trabalho sozinho. Estamos aqui hoje para mostrar como a Fundação toda está engajada nesse projeto. É algo de muitos”, diz a presidente Maria Isabel, que completa: “A Fundação, além de oferecer o Ensino Superior, pode pensar, em parcerias com a prefeitura, em vários acordos para agregar a questão da pesquisa atrelando a graduação e extensão. Aproveitar que temos desenvolvedores, equipe pedagógica e de designers para elaborar cursos técnicos e capacitar as pessoas que moram na região para empreender no próprio local”, explica a Profa Maria Isabel, que esteve acompanhada do vice-presidente de Educação Superior a Distância, Gláucio José Marafon, do vice-presidente Científico, Robson Coutinho Silva, da diretora de Polos, Cristiane Bittencourt, do diretor do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Sidney Borges de Souza, e do diretor do Pré-vestibular Social, Luiz Bento.

O prefeito Vinicius Claussen reforça a importância da implantação do polo: “Estávamos amadurecendo essa parceria há muito tempo, que é uma forma de reestruturar o ensino superior e técnico da cidade”.

A posição sobre o investimento é reforçada pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg: “A população de Teresópolis é muito carente na questão da oferta de de graduação pública. Muitos precisam ir para outros municípios, como Petrópolis e Cantagalo, para estudar. A partir de agora, a gente vai ter a possibilidade de oferecer isso aqui”.

Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CEDERJ

O CEDERJ – Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro é administrado pela Fundação CECIERJ, com recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, por meio da Capes e da UAB, e conta também com apoio das prefeituras municipais onde os seus polos estão instalados. É composto por uma rede de onze universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, das quais sete oferecem cursos de graduação a distância semipresencial: Cefet, UERJ, UenF, UFF, UniRio, UFRJ e UFRRJ.

Fonte: Fundação CECIERJ