quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Além Paraíba entra, amanhã (31), em ritmo de convenção partidária visando as eleições de novembro

PSB é a primeira legenda partidária a realizar convenção partidária a partir de 10 horas, na sede do Rex Clube. A última convenção a ser realizada será a do Partido dos Trabalhadores, no dia 08 de setembro, de forma virtual. Conhecido advogado pode ser o vice de Miguelzinho.

Por Flávio Senra

Fernando Lúcio, Rodrigo Leite, Miguelzinho e Oberdan – os prováveis protagonistas maiores da eleição de novembro deste ano em Além Paraíba;. (Fotos: Reprodução)

A corrida eleitoral em Além Paraíba prevista para este ano terá início amanhã (31), com as convenções partidárias para a confirmação de quais serão os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores. A primeira convenção será realizada às 10 horas, na sede do Rex Clube, quando os filiados do PSB (Partido Socialista Brasileiro) devem aclamar o professor Fernando Lúcio Donzeles com candidato a prefeito, tendo como vice a professora Luciana Galhardo, e outros 20 nomes disputando as 13 vagas da Câmara Municipal.

Ainda amanhã (31), a partir das 12 horas, será a vez do PP (Partido Progressista) realizar a sua convenção, também no Rex Clube. Segundo o presidente da sigla partidária, o ex-vereador Thiago Sabino, o PP se unirá ao PSB no sentido de apoiar a dupla formada por Fernando Lúcio e Luciana para o cargo majoritário do município, e lançará também 20 candidatos às vagas da Câmara Municipal. Já a partir das 14 horas, no mesmo local, da mesma forma que o PP e o PSB, o PL (Partido Liberal), presidido pelo empresário Leonardo Lamon, fará a sua convenção apoiando o ex-prefeito Fernando Lúcio e a ex-secretária da Educação Luciana Galhardo para o cargo majoritário. Léo Lamon confirmou que o partido deve lançar 20 candidatos à vereança alemparaibana.

A terça-feira (01) está destinada para a convenção do PSDB (Partido Socialista Democrático Brasileiro), legenda que é presidida pelo médico Dr. Wilde de Marca e tem o engenheiro Alexandre de Marca como vice. A convenção do PSDB será realizada a partir das 16 horas, na Rua Cecília Breves, nº 38, sede da Brumar Construtora. Segundo informações oficiosas, a legenda não apoiará qualquer candidato a prefeito e vice, ficando seus candidatos a vereador, num total que poderá ser de 11 a 12, livres para cerrar fileira com quem desejar. Alguns pré-candidatos à vereança, como o ex-vereador Roberto Tolentino, já revelaram a quem darão apoio. Betão afirmou que seu apoio será à dupla formada pelos professores Fernando e Luciana. Outro nome bastante conhecido do PSDB, o radialista e repórter Adenilson Mendes, disse ao ALÉM PARAHYBA que está decidindo a quem dará seu apoio. “Só não voto ou dou apoio é o atual prefeito Miguelzinho, e por razões óbvias que todos conhecem”, enfatizou Adenilson. Já a vereadora Guaraciaba Germelo de Marca, a Guará das Voluntárias, segundo outros pré-candidatos da legenda “vai ficar em cima do muro”.

Também na terça-feira (01), será realizada, por meio de vídeo-conferência, com início previsto para as 21 horas, a convenção do PRP (Patriotas), legenda que é presidida pelo odonto-bucomaxilar Rodrigo Leite, idealizador do Grupo Além dos Olhos e Vozes no face book, possuidor do maior número de membros dentro de Além Paraíba. Rodrigo é o candidato a prefeito que o Patriotas deve indicar para a candidatura majoritária do município alemparaibano, tendo como vice o ex-jogador de futebol Ronaldo Marques Sereno, que atuou em vários clubes brasileiros e do exterior, entre estes o Clube de Regatas do Flamengo, o Santos, Cruzeiro, Bahia, Botafogo de Ribeirão Preto, o coreano Hunday e outros. O Patriotas deve lançar 20 candidatos ao cargo de vereador.

No dia 06 de setembro, duas convenções, das mais esperadas em Além Paraíba, serão realizadas na sede da Câmara Municipal, em horários diferentes (não tivemos o acesso aos horários até o fechamento da reportagem): a do DEM (Democratas) e a do PSL (Partido Social Liberal). Por que serem as mais aguardadas? Vamos aos fatos:

Já de bom tempo para cá, na rede social, existem inúmeras especulações sobre um possível “racha” ocorrido dentro da atual Administração Municipal de Além Paraíba, no caso específico entre o prefeito Miguel Belmiro de Souza Júnior e o vice-prefeito Paulo Henrique Marinho Goldstein, também ex-secretário municipal da Saúde. Dias atrás, inclusive, foi veiculado em rede social, que até mesmo uma discussão ocorreu entre o prefeito Miguelzinho e o vereador Davi da Paz, apelidado de ser o “pitbull do prefeito na câmara”, membro da edilidade que defende com ferocidade todo e qualquer ato do chefe do Executivo Municipal. Na discussão, o vereador teria afirmado que seu candidato a prefeito seria Paulo Henrique e não Miguel Júnior. Outra situação sobre essa divisão vem de alguns meses atrás, maio ou junho, quando o repórter Adenilson Mendes teria entrevistado o vice-prefeito que ainda estava como titular da Pasta da Saúde. Segundo Adenilson, o vice-prefeito teria afirmado que naquele momento não era candidato a nada e que olhava com bons olhos a candidatura a prefeito pelo PSL, partido para qual migrou.

Daí, com a indefinição, que pode ser considerada também como especulação, somente pode ser afirmado que o DEM deve lançar Miguel Belmiro de Souza Júnior como candidato a prefeito, com ou sem Paulo Henrique Marinho Goldstein como seu companheiro de chapa, tendo, provavelmente, 20 candidatos a vereador. Especula-se em rede social que um conhecido advogado alemparaibano, Alex Dias, poderia ser o vice de Miguelzinho. Já o PSL deve ter as seguintes opções: apóia para prefeito e vice a dupla vitoriosa na eleição de 2016 – Miguelzinho/Paulo Henrique; a dupla Miguelzinho/Alex Dias; apóia Paulo Henrique prefeito; ou, como teria dito a vereadora Guará das Voluntárias, fica em cima do muro. O PSL pode lançar 20 candidatos a vereador ou coligar-se ao DEM na busca das vagas disponíveis para o Legislativo Municipal.

Finalizando, a última convenção municipal de Além Paraíba neste ano vai ser protagonizada pelo PT (Partido dos Trabalhadores), que vai acontecer no dia 08 de setembro, de forma virtual. O PT, como já salientado neste site, apoiará a candidatura de Oberdan Moreira Rocha como prefeito, e Elizabeth de Souza Damasceno como vice, e deve lançar cerca de 20 nomes para disputar as vagas da Câmara Municipal. Oberdan é professor e servidor público no Estado de Minas Gerais. Já foi vereador, vice-prefeito e secretário municipal (Administração e de Saúde) em duas ocasiões distintas no município alemparaibano. Sua vice é a psicóloga e psicanalista Elizabeth de Souza Damasceno, também professora de Psicologia Jurídica na Faculdade de Direito em Além Paraíba, vencedora do prêmio Innovare Solução e Conflitos.

Não existem informações sobre outros partidos alemparaibanos existentes no município, como o PCdoB, PDT e outros, que em eleições passadas lançaram candidatos aos cargos majoritários ou proporcionais.