sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Juiz de Fora tem cinco mulheres na disputa pela PJF

Há 12 anos, Margarida foi a primeira a se lançar candidata; hoje tem a companhia de Sheila, Lorene, Ione e Victória

Por Renato Salles

Com a confirmação das candidaturas à Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) da delegada da Polícia Civil Ione Barbosa (Republicanos) e da professora e sindicalista Victória Mello (PSTU) na última quinta-feira (10), a cidade terá um número recorde de mulheres concorrendo na disputa como cabeça de chapa. São cinco no total, uma vez que a deputada estadual Sheila Oliveira (PSL), a deputada federal Margarida Salomão (PT) e a professora Lorene Figueiredo (PSOL) já haviam tido seus projetos aprovados por suas respectivas legendas.

A grande presença das mulheres na corrida pela Prefeitura reflete uma mudança no perfil da disputa que teve início em 2008. Na ocasião, Margarida Salomão foi a primeira mulher a sair candidata ao Poder Executivo Municipal, chegando ao segundo turno. Em 2012, já foram duas candidatas. Margarida voltou ao pleito – e avançou uma vez mais ao segundo turno – e teve entre seus adversário Vitória Mello.

O número seguiu crescendo em 2016, quando Margarida – que novamente foi ao segundo turno – e Victória retornaram à disputa, que também contou com a participação da servidora pública e sindicalista Maria Ângela, então candidata pelo PSOL.

Em conversa com a reportagem, o jornalista Wilson Cid lembrou uma oportunidade anterior a 2008 em que uma mulher chegou a ser colocada como possível postulante à Prefeitura. No caso, a especulação se deu em torno do nome da vereadora Helena Bittencourt, que exerceu mandato na Câmara entre 1973 e 1979. A movimentação, todavia, acabou não se concretizando.

Fonte: Tribuna de Minas