sexta-feira, abril 19, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

É falso que Lula foi convidado para discurso na ONU

A entidade solicitou aos 193 governos dos Estados-membros o envio de vídeos dos chefes de Estado ou chefes de governo apenas.

Após o discurso do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), na 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), foram feitas postagens nas redes sociais noticiando que o ex-presidente Lula teria sido convidado pela entidade internacional a discursar. Uma das publicações da suposta convocação ao líder petista foi feita pelo senador Humberto Costa (PT-PE). A mensagem do parlamentar havia sido compartilhada por pelo menos 2.700 pessoas.

A reportagem de O TEMPO checou a informação junto à ONU no Brasil e apurou que Lula não foi chamado pela organização neste ano para proferir qualquer discurso.

Veja aqui todas as apurações feitas pela Agência O Tempo Checagem

A entidade disse que a Assembleia Geral da ONU solicitou aos 193 governos dos Estados-membros o envio de vídeos dos chefes de Estado ou chefes de governo. “Não há requisição feita a pessoas de fora de governos”, afirma.

Em virtude da pandemia do coronavírus, na edição deste ano da Assembleia Geral, os chefes de nações não fizeram o discurso presencialmente e ao vivo, como tradicionalmente ocorre no encontro, mas enviaram as suas apresentações gravadas em vídeo.

Existem eventos paralelos à assembleia que não são organizados pela ONU, e, nesse caso, não é possível saber se o ex-presidente Lula foi convidado para alguma dessas cerimônias. De qualquer forma, a instituição afirma que, “de parte do secretariado da ONU, não há nenhum tipo de convite” ao petista.

Fonte: O Tempo / Foto: Reprodução