quinta-feira, abril 18, 2024
CULTURADESTAQUELOCAISNOTÍCIAS

Projeto Cineclube Cinema de Bolso – Cultura em meio a pandemia

Em meio a pandemia de COVID-19, o Ponto de Cultura Estação Digital, leia-se Museu de História e Ciências Naturais (MHCN), está realizando um projeto de incentivo e valorização ao cinema através do Projeto Cineclube Cinema de Bolso, onde semanalmente publica dicas de filmes brasileiros em seu canal no Youtube.

A proposta surgiu quando da paralização das atividades culturais de forma presencial e veio contribuir na paralização das atividades da sala de cinema do MHCN. Desde o início já foram publicados 12 programas de um total de 15, sempre publicados aos sábados, visando garantir dicas de filmes para o final de semana. O projeto, além de divulgar filmes brasileiros, também divulga clássicos do cinema estrangeiro, através das camisetas que o seu apresentador, o professor André Martins Borges, vem utilizando.

O MHCN / Ponto de Cultura

O Museu de História e Ciências Naturais foi qualificado como Ponto de Cultura em 2010, a partir de um edital do Governo de Minas Gerais, e tem como foco principal atividades relacionadas com o fomento ao audiovisual.

A curadoria dos filmes, roteiro, gravação e edição é realizada por Fred Antunes, sendo todos os programas gravados na sala de cinema do Museu.

O projeto é executado com recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, protocolo nº: 2018.13.0015.

As dicas

O programa Dicas de Cinema já repassou informações de vários clássicos do cinema brasileiro, tais como: O Homem do Suptnik (1959), com Oscarito e Zezé Macedo; A Meia Noite Levarei sua Alma (1964), de José Mojica Marins, o mestre do terror brasileiro; Eles não usam Black-tie (1981), com Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri; A Noiva da Cidade (1978); O Homem que Virou Suco (1981); Pixote, a Lei do mais fraco (1980); Bye-Bye Brasil (1980); O Pagador de Promessas (1962); Vidas Secas (1963); Bar Esperança, o último que fecha (1983); Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha; e Ganga Bruta (1933), dirigido e produzido pelo pai do cinema brasileiro, Humberto Mauro.

Em razão do sucesso dos vídeos, que são divulgados pelas redes sociais da instituição, o projeto mantém página no Facebook @cineclubecinemadebolso visando semanalmente divulgar os programas com as dicas de cinema e vai publicar por mais 4 semanas dicas de cinema.

Fonte e foto: MHCN