sábado, abril 20, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Certificados falsos de cursos superiores inundam o município de Santo Antônio do Aventureiro

Vários Boletins de Ocorrência já foram abertos por lesados. Nos BO’s as vítimas afirmam que professora é a responsável pelas falsificações e que teria cobrado R$ 5 mil por cada certificado.

Um dos certificados falsos emitidos…

Já faz mais de 30 dias que tem sido veiculado, no município de Santo Antônio do Aventureiro, a informação de que várias profissionais da Educação lotadas naquela municipalidade teriam sido vítimas de falsificação de certificados de cursos suplementares de nível superior, e que a responsável teria usado o nome, entre outras, de uma instituição de ensino superior do estado do Espírito Santo, no caso a Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo – UNIVES. Segundo informações de um dos advogados das educadoras lesadas, vários Boletins de Ocorrência já foram realizados junto as autoridades policiais.

A acusada das falsificações é a professora Luciana Ferreira Rios, professora concursada que já atuou dentro da Secretaria Municipal da Educação e da Cultura na atual gestão, que inclusive fez contato com um dos lesados, Wilson Barbosa Dellatorre, que representa da instituição de ensino capixaba num pólo existente no município mineiro de Manhuaçu, confessando o ato. Segundo Wilson, foi realizado um Boletim de Ocorrência Policial em Manhuaçu, de Falsidade Ideológica contra Luciana Rios. Wilson ainda relata que quando Luciana lhe telefonou para falar do assunto, pediu desculpas e estaria fazendo contato com as pessoas lesadas para combinar a devolução do dinheiro que cobrara irregularmente, e que o valor cobrado era de R$ 5 mil de cada vítima.

Segundo informações oficiosas, foram emitidos cerca de 15 certificados falsos, a maioria sendo apresentado pelas professoras lesadas na Secretaria de Educação de Santo Antônio do Aventureiro, bem como junto a Superintendência de Ensino de Leopoldina, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação, o que acaba resultando em pontuação em suas carreiras.

O fato foi comunicado à Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, mais especificamente a Ana Paula de Moura Ferreira Dias, titular do órgão, através do advogado Dr. Augusto Schmidt, representante de várias vítimas, que recebeu a seguinte informação do Diretor de Pessoal Wallace da Costa Mello:

“Ilmo. Dr. Augusto Schmidt,

Boa tarde !!!!

Já havíamos recebido algumas denúncias anônimas com relação à Falsificação de Certificados relativos à servidores designados em Além Paraíba, oriundos do Pólo Santo Antônio do Aventureiro, porém, não tínhamos evidências físicas, nem tão pouco provas materiais para definirmos tal situação.

Mas, com auxílio do Setor de Inspeção Escolar, já havíamos iniciado o recolhimento de todos os Certificados dos servidores designados em Educação Especial (Fruto da denúncia) na rede Pública de Além Paraíba e Santo Antônio do Aventureiro.

Estamos na fase de triagem destes certificados e posteriormente iríamos solicitar Auxílio às Instituições Superiores responsáveis pela emissão dos mesmos, mas como eu disse anteriormente, não tínhamos nada de concreto, apenas especulações.

Com base no Material enviado por V.Sa., vamos adotar outras medidas, enviando tudo ao setor Jurídico da SEE-MG, para orientar-nos dos procedimentos que deveremos adotar inicialmente.

Gostaríamos de saber se podemos entrar em contato com V.sa. para esclarecermos mais detalhes com relação a esta situação.

Muito obrigado !!!!

Atenciosamente,

Wallace da Costa Mello – Diretor de Pessoal”.

Denúncia foi formalizada na Câmara Municipal de Santo Antônio do Aventureiro

Segundo informações do advogado Dr. Augusto Schmidt, o fato foi levado até a Câmara Municipal de Santo Antônio do Aventureiro já que a principal envolvida no fato está lotada como professora na pasta da Educação. Tão logo cientificada, a Casa do Legislativo Aventureirense teria se manifestado no sentido de que Luciana Rios fosse submetida a um Inquérito Administrativo através da municipalidade, situação que, a seguir, recebera o aval do procurador jurídico do município, que manifestara ser favorável ao afastamento de Luciana Rios de suas atividades e da abertura de inquérito administrativo.

Ainda segundo Dr. Schmidt, houve resistência por parte de um dos assessores do prefeito Paulo Roberto Pires, tanto que, é o que parece, até o momento a acusada de falsidade ideológica estaria exercendo normalmente suas funções.