quinta-feira, abril 18, 2024
CPNDESTAQUENOTÍCIAS

RESUMO DA SEMANA – 05 a 09/10/2020

NACIONAL

Taxa de vacinação do brasileiro caiu 29% em um ano

Mais um número para preocupar autoridades da saúde: a taxa de vacinação da população caiu entre 2019 e 2020. Neste ano, 51% dos brasileiros foram vacinados, contra 72% no ano passado. Ambos os percentuais ficam bem abaixo do índice considerado ideal, de 95,5%. Um dos motivos é o temor de idosos de se exporem à pandemia: esse grupo representava 45% dos que receberam imunização contra a influenza em 2019, contra 15% em 2020. Os estados que mais registraram queda na vacinação geral foram Amapá (-40%), Mato Grosso do Sul (-31%) e Acre (-28%).

Eleitor sem máscara poderá ser retirado a força de locais de votação

A resolução aprovada em sessão administrativa pelos ministros do TSE  determina que o eleitor que não usar máscara no local de votação, no primeiro e no segundo turno das eleições deste ano, poderá ser retirado à força, por determinação do juiz eleitoral ou do presidente da mesa de votação. O artigo 245 da resolução 23.361 afirma que “o uso de máscara de proteção, cobrindo boca e nariz, é obrigatório nos locais de votação e no interior das seções eleitorais”, emendando na sequência que o presidente da mesa ou o juiz eleitoral poderão “impedir o ingresso ou retirar da seção ou do local de votação qualquer pessoa que descumprir o disposto”.

Governo quer extinguir desconto de 20% em declaração simplificada de imposto de renda

Com o objetivo de financiar o Renda Cidadã, o governo estuda extinguir o desconto de 20% concedido automaticamente a contribuintes que optam pela declaração simplificada do Imposto de Renda da pessoa física. A medida pode atingir mais de 17 milhões de pessoas. Em substituição, segundo fontes que participam da elaboração da medida, seria mantido o direito às deduções médicas e educacionais, benefícios que estavam na mira da equipe econômica desde o ano passado. Criado há 45 anos, o formulário simplificado da declaração do Imposto de Renda deixaria de existir. O objetivo é usar os recursos economizados com o fim do desconto padrão de 20% para financiar a ampliação do Bolsa Família, criando o novo programa social do governo, com o nome de Renda Cidadã.

Parlamentares defendem prorrogação do Auxílio Emergencial

Com as dificuldades do governo em fechar o novo Bolsa Família, o Renda Cidadã, a tendência dos congressistas é prorrogar o auxílio-emergencial, pelo menos, nos primeiros meses de 2021. O que dá essa indicação é a nova pesquisa XP, que ouviu 174 parlamentares em setembro, dos quais 45% se mostraram favoráveis à prorrogação do benefício. Do total de entrevistas, só 32% consideram alta a chance de aprovação do Renda Cidadã ainda este ano, 34% consideram média e 24% baixa. Dos entrevistados, 55% consideram ainda que o valor de R$ 300 do auxílio deve ser mantido como proposto pelo Poder Executivo e 31% consideram que deve ser aumentado, ou seja, são grandes as chances de o governo manter o valor.

Bittar diz que é melhor deixar Renda Ccidadã para depois das eleições

O senador Márcio Bittar afirmou que é “melhor” esperar o término das eleições municipais para apresentar a proposta do Renda Cidadã, o programa de transferência de renda que o governo federal deseja criar para substituir o Bolsa Família. Neste ano, o primeiro turno das eleições de prefeitos e vereadores está marcado para 15 de novembro e, onde houver segundo turno, para 29 de novembro. Bittar é o relator das propostas de Emenda à Constituição conhecidas como “PEC Emergencial”, que deve criar o Renda Cidadã, e PEC do Pacto Federativo, ambas em discussão no Congresso Nacional. Com a sinalização feita pelo senador nesta quinta, as duas propostas devem avançar só a partir de dezembro.

Governo espera ter 140 muilhões de doses de vacina contra a Covid-19 no primeiro semestre de 2021

O governo federal estima que terá 140 milhões de doses de vacina contra o novo coronavírus disponíveis para aplicar na população no primeiro semestre do ano que vem, somando o contrato com a farmacêutica britânica AstraZeneca e a participação do país no programa global Covax Facility, informou o Ministério da Saúde. De acordo com o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, o Brasil optou por adquirir doses para vacinar 20 milhões 200 mil pessoas por meio do mecanismo Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de já ter acertado a aquisição de 100 milhões de doses da vacina em desenvolvimento pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford.

ESTADO

Cai o número de crimes violentos em Minas

No ano de pandemia e distanciamento social, o índice de crimes violentos em Minas Gerais caiu, entre os meses de janeiro e agosto, aos menores patamares desde 2012, segundo dados divulgados pelo governo do estado. Os números do oitavo mês do ano não foram detalhados, mas em julho as estatísticas já haviam recuado pela sétima vez, no comparativo mensal com 2019, despencando de 5.393 ocorrências para 3.099 (-42,5%) no mês, então a segunda maior queda do ano, atrás apenas de maio (-47%), ambos meses de movimento reduzido devido às regras sanitárias de enfrentamento ao novo coronavírus.

O indicador, contudo, é composto em sua grande maioria pelo quantitativo de roubos tentados e consumados e furtos, deixando menor margem de influência para as outras modalidades criminais que o compõem.

Governo de Minas planeja retomada de cirurgias eletivas

O governo de Minas Gerais deve publicar esta semana, uma nova normatização para a retomada de cirurgias eletivas no Estado. No início da epidemia, em março, o Executivo recomendou que esses procedimentos fossem adiados ou suspensos, para a priorização do atendimento a casos de Covid-19. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, informou  que, com a queda na taxa de ocupação de leitos pela doença, a orientação agora, para prestadores de serviços e municípios, é o retorno praticamente integral dos serviços de saúde que tiveram alguma interferência durante a epidemia.

Concurso da Polícia Civil em Minas poderá ter 1.500 vagas

Segundo a assessoria da Polícia Civil de Minas Gerais, o órgão encaminhou ao governo estadual a solicitação de que haja 1.514 vagas no próximo certame. O pedido está sendo analisada pela Câmara de Orçamento e Finanças do Estado (Cofins). As vagas estão distribuídas entre sete cargos de nível médio e superior: serão 201 vagas para delegado, 317 para escrivão, 689 para investigador, 16 para médico legista, 51 para perito, 80 para analista e 160 para técnico assistente. Atualmente, a Polícia Civil do Estado tem deficit de pessoal de 41,8%, segundo o chefe da corporação, Wagner Pinto de Souza, confirmou na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Secretaria de Estada da Saúde diz que postos de saúde em Minas estão preparados para multivacinação segura

Os postos de saúde estão preparados para receber o público da campanha nacional de multivacinação e vacinação contra a poliomielite, iniciadas segunda-feira (5), em consonância com as medidas preventivas contra o coronavírus, de acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde, João Pinho. “Os postos estão preparados, foi feito um protocolo que atende a todas as diretrizes de distanciamento, proteção, higiene. Todas as unidades estão mantendo esses cuidados para que tenhamos segurança no atendimento de vacinação as pessoas”, afirmou Pinho, em coletiva de imprensa. A Campanha Nacional de Multivacinação tem foco na atualização dos cartões de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, especialmente para a prevenção da poliomielite e do sarampo.

Inflação supera a meta e alimentos pesam no bolso dos mineiros

O impacto econômico da pandemia do novo coronavírus está começando a pesar no bolso dos consumidores mineiros. Pela primeira vez no ano, a inflação acumulada nos últimos 12 meses foi de 4,15%, acima da meta de 4,00% definida pelo Conselho Monetário Nacional. É o que aponta o Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG da Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead/UFMG). O levantamento realizado pelo instituto também indicou que o custo da cesta básica, composta por 13 produtos alimentares que representam os gastos de um trabalhador adulto com alimentação, voltou a subir em setembro, ficando em R$ 490,74 no mês, representando um aumento de 2,48% em relação a agosto. Os principais responsáveis por essa alta foram o arroz (17,12%), o tomate Santa Cruz (7,31%) e a carne chã de dentro (2,37%).

Fogo destrói o equivalente a 4,3 mil campos de futebol de área preservada dde Minas

As unidades de conservação de Minas Gerais tiveram 4.300 hectares (ha) de áreas queimadas por incêndios neste mês de setembro, de acordo com o governo de Minas. O número equivale a 4.300 campos de futebol de destruição ambiental. Segundo o governo, apesar dos estragos, o número é menor que nos anos anteriores. “Apesar dos quase 400 registros, Minas mantém, neste ano, números menores de área queimada dentro de parques, monumentos naturais, estações ecológicas e outras unidades de conservação. Razão desse resultado tem sido a redução do tempo de resposta, que tem chegado a menos de 10 minutos em 24% das ocorrências e em menos de uma hora em 61% dos casos. Como resultado, menos de 1% dos registros de incêndio atingiram uma área superior a 1.000 hectares”, diz o governo.

Justiça autoriza mais 26 escolas infantis de BH retornarem as aulas presenciais

A Justiça concedeu autorização para o retorno de 26 escolas infantis, em Belo Horizonte. A decisão liminar é de terça-feira (6), mas foi divulgada na quarta-feira (7) e derruba os efeitos do decreto da prefeitura, que suspendeu os Alvarás de Localização e Funcionamento desses estabelecimentos. É a terceira vez que a Justiça aceita o pedido das instituições. Com a medida, as escolas poderão reabrir e receber os alunos. Mas, de acordo com a Justiça, a presença deles é facultativa, já que o ensino infantil não tem caráter obrigatório. O juiz Rinaldo Kennedy Silva chamou a atenção para o fato de que os estabelecimentos “são de pequeno porte e estão passando por sérias dificuldades financeiras”.

Comércio e seviços fecharam mais de 80 mil vagas em Minas até agosto

Os segmentos de comércio e serviços foram os grandes afetados pela pandemia do novo coronavírus em Minas Gerais. Dados do Painel do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia mostram que os dois setores foram responsáveis pela perda de 82.333 postos de trabalho no período de janeiro a agosto deste ano, o que levou o emprego no Estado a fechar nos oito primeiros meses com um saldo geral negativo de 69.983 vagas, resultado de 973.175 contratações e 1.043.159 desligamentos. No topo da lista de cargos que mais tiveram postos de trabalho eliminados em Minas aparece a categoria “vendedores e demonstradores” do comércio, com -29 mil empregos de saldo negativo.

LOCAL E REGIONAL

Além Paraíba registra o 15° óbito por coronavírus

Além Paraiba registrou hoje o 15º óbito por coronavírus. A vítima é Marta Valéria Curty de Souza, 54 anos, que residia na Rua Coronel Castelo Branco, na Vila Laroca, e que faleceu por volta de 1h30m da madruga no Hospital São Salvador. Além Paraiba já realizou 2.508 notificações, isto é, casos suspeitos de coronavírus. Nenhum novo caso foi registrado desde a última sexta-feira e são 463 os confirmados até o momento, 87 estão em investigação, 1.961 tiveram as investigações concluídas. Foram descartados 582 casos, 1.379 tiveram alta por critério clínico, 90 estão em isolamento domiciliar e 9 pessoas estão internadas no Hospital São Salvador, sendo apenas uma em UTI.

Aulas presenciais nas escolas alemparaibanas estão suspensas até 31 de dezembro

Datado de 02 de outubro, o prefeito municipal de Além Paraiba, Miguel Belmiro Junior, publicou Decreto que, em seu artigo 1º determina que:As aulas presenciais na rede pública ou privada, seja municipal ou estadual, permanecerão suspensas no Município de Além Paraíba/MG, até o dia 31 de dezembro de 2020, devendo as escolas darem continuidade ao ensino remoto cumprindo a legislação vigente, com a observação da carga horária mínima obrigatória, para a validação do ano escolar. O Decreto determina ainda que o prazo estabelecido até 31 de dezembro poderá ser reduzido se houver, sob a competência do Município, recomendação sanitária e protocolos seguros e capazes de manter a prevenção e a efetividade na resposta de combate à COVID-19.

Estrela Dalva tem dois candidatos a prefeito

A pequena cidade de Estrela Dalva têm dois candidatos concorrendo á prefeitura: Diego Coutinho da Costa, o Diego Neto, PSB, veterinário, de apenas 31 anos de idade, que têm como vice, Romero Dentista, concorre com o militar reformado Paulo da Silva, do PATRIOTA, 72 anos de idade, que têm como vice Pablo Pullig. São 31 os candidatos a vereador que concorrem a uma cadeira na Câmara.

Voluntárias Sociais continuam prestando serviços diversos em Além Paraíba

Estamos no OUTUBRO ROSA e as Voluntárias Sociais de Além Paraiba, mesmo sem realizar atividades especiais este ano, devido a pandemia do coronavirus, continua trabalhando na prestação de importantes serviços aos alemparaibanos e população da região. Instituição privada e sem fins lucrativos, há 20 anos no mercado, as Voluntárias promove campanhas de incentivos aos cuidados com a saúde, oferecendo serviços de qualidade. Realiza exames para o diagnóstico precoce do câncer de mama, estimulando a busca constante da prevenção e atenção à saúde através da Mamografia digital de Alta Resolução e Ultrassonografia Mamária; Densitometria Óssea, rastreio da osteoporose, Tomografia Computadorizada de alta complexidade para diversos diagnósticos, além de outros serviços. Para manter seus serviços as Voluntárias precisam de doações e quem puder ajudar pode fazê-lo através da Energisa, Carnê e depósito bancário (banco Brasil – agencia: 0356-5  conta corrente: 12092-8). As Voluntárias Sociais de Além Paraiba funcionam na Rua Dr.Sobral Pinto, 467 – Vila Laroca – Além Paraíba.

Telefone/Whatsapp: (32)3462-6600

Moradora de Jamapará morre de Covid-19

Uma moradora de Jamapará, 52 anos de idade, é a 29ª vítima fatal da covid-19, em Sapucaia. Sem nenhum tipo de mocorbidade, ela estava internada desde o último dia 12 deste mês no Hospital São Salvador, onde faleceu ante-ontem. Sapucaia registrou ontem 05 novos casos: 02 no Centro, 02 em Jamapará e 01 em Aparecida. Agorta são 644 casos de coronavírus confirmados em Sapucaia, 593 pessoas se recuperaram da doença, são 22 os casos ativos, 27 casos suspeitos estão em análise e 6 pessoas estão internadas.

Além Vest Moda realizará live do Outubro Rosa

O evento Outubro Rosa, promovido todos os anos pelo Além Vest Moda, núcleo lojista do programa Empreender, desenvolvido pela ACEAP – Associação Comercial e Empresarial de Além Paraíba, será realizado no dia 22 de outubro, a partir das 20:00h. Dessa vez, o evento será totalmente virtual, em uma live com a cantora Damaris Morais, que doou seu cachê, e venda de kits de petiscos. No cronograma está ainda um desfile das lojas do núcleo e falas sobre DESCOBERTA, TRATAMENTO e SUPERAÇÃO do Câncer de Mama. Toda a renda será destinada à doação para as VSAP – Voluntárias Sociais de Além Paraíba. Os ingressos para os kits de petiscos já estão sendo vendidos nas lojas do núcleo e na ACEAP. O valor, que já inclui a entrega, é de R$ 50,00.

Banda Fênix de Além Paraíba vence campeonato virtual de bandas e fanfarras de Minas

Conforme informações prestadas a Sônia Carvalho pelo maestro Sérgio Ricardo, o Piriquito, a Banda Fênix de Além Paraíba, da Escola Estadual Santa Rita, venceu o IV Campeonato Estadual Carlos Alberto Marcolino Nascimento, o Carlão, de Fanfarras e Bandas do estado de Minas Gerais, na categoria Banda com Percussão com Liras Sênior. Á Banda Fênix conquistou o tetra-campeonato e desta vez, devido a pandemia do coronavirus, o evento foi realizado de forma virtual, com as Bandas participantes enviando vídeos para concorrer. Dez Bandas concorreram representando entre outras cidades São João Del rei, Caldas, Santos Dumont, Botelhos e outras.  O IV CAMPEONATO DE BANDAS E FANFARRAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS foi transmitido de forma virtual no último domingo, dia 04,  numa realização Federação das Fanfarras e Bandas do Estado de Minas Gerais e os certificados aos participantes vencedores estarão disponíveis nesta próxima sexta-feira(09), sendo os troféus entregues no próximo Campeonato, de forma presencial.

Rádio CPN continua liderando audiência

A Rádio CPN, a exemplo que vêm acontecendo sucessivamente desde janeiro, continua liderando a audiência em Além Paraiba, através de acessos pela internet. A CPN obteve 6.438 acessos, ou 2.435 acessos a mais que a segunda colocada. Em setembro a CPN teve 6.438 acessos, ou 48,21%; a segunda colocada 4.003 acessos, 29,97%; e a terceira 2.912 acessos, 21,80%. Na Zona da Mata, em setembro, a Rádio CPN ficou na décima primeira colocação. No Estado de Minas, ficou na centésima sexta posição entre as mais de quinhentas emissoras existentes no estado. Os dados podem ser conferidos no site radios.com.br