quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Número de casos de Covid-19 em Além Paraíba aumentou assustadoramente nos primeiros 18 dias de novembro

Certamente reflexo das atividades desenvolvidas durante o período pré-eleitoral, o número de infectados em Além Paraíba aumentou assustadoramente do dia 1º de novembro até ontem (18), é o que mostram os dados apresentados nos Boletins Epidemiológicos emitidos pela Secretaria Municipal da Saúde. São cerca de 80 casos confirmados e quase 200 em investigação, com muitos alemparaibanos em isolamento domiciliar. Esses números, deve ser salientado, certamente tiveram um aumento considerável devido a aceleração das atividades eleitorais ocorridas nos últimos dias antes das eleições (caminhadas, votação e comemorações) testemunhadas pelas ruas da cidade.

Entre os vários exemplos, pode ser salientado a aglomeração em uma lanchonete existente na Vila Laroca, após a caminhada de um candidato a prefeito pelos arredores do citado bairro quando cerca de 50 pessoas, entre candidatos e contratados para a campanha, se fartaram lanchando de bebendo cerveja e refrigerantes, sem o uso de máscaras de proteção e desobedecendo todas as regras de distanciamento. Outros fatores preponderantes para esse aumento, que aliás deve subir ainda mais, foram as carreatas, quando centenas de veículos percorreram as ruas da cidade, e outras centenas comemoraram a vitória invadindo as ruas, bares e botequins sem qualquer tipo de proteção.

Vale também ressaltar que o município se encontra na onda amarela, sob o Decreto nº 6.528, de 28 de agosto de 2020, publicado no site oficial da Prefeitura Municipal de Além Paraíba. Tal onda, é o que se espera, deve ser alterada nos próximos dias como tem acontecido em vários municípios brasileiros já que o aumento de casos tem sido de âmbito nacional e mundial.

O número de óbitos registrado é, oficialmente, de 19, sendo que existe um em investigação.