sexta-feira, março 29, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Melhorias na Escola de Enfermagem Joana D`arc é tema de Audiência Pública

Escola municipal que forma Técnicos de Enfermagem pode integrar rede do SUS.

A Escola Técnica Municipal de Enfermagem Joana D`Arc, que funciona em Cataguases, será tema de Audiência Pública que será realizada no próximo dia 02 de dezembro. A iniciativa é da vereadora Maria Ângela Girardi, que vai presidir a reunião, a partir das 9 horas na Câmara Municipal de Cataguases. Os interessados que quiserem se manifestar no evento, deverão se inscrever durante a Audiência, conforme regulamento divulgado pelo Legislativo Municipal.

O tema da Audiência Pública é “Escola Técnica Municipal Joana D`arc”, e vai discutir o sobre o seu espaço físico e sua inclusão nos instrumentos de planejamento municipal para um futuro credenciamento dela à rede de escolas técnicas do SUS-RETSUS. As escolas técnicas que compõem a RET-SUS atuam no segmento da Educação Profissional, seja por meio de cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), Técnicos e Pós-Técnicos, na perspectiva da Política de Educação Profissional e da Política Nacional de Educação Permanente.

Desde que foi municipalizada em 1989, a Escola Técnica Municipal Joana D`arc perdeu a maior parte de seu espaço físico, inclusive para a Secretaria Municipal de Saúde e também para o então Instituto Oncológico, agora desativado. Hoje ela ocupa duas salas de aula (sendo uma delas o laboratório), outra sala menor, uma pequena cantina e um banheiro nos fundos da Escola Municipal Flávia Dutra. Mesmo assim, é referência em formação de técnicos de Enfermagem na região e forma entre 25 a 30 novos profissionais a cada semestre. As informações constam de uma Carta Aberta aos Candidatos ao Executivo e Legislativo Municipais de Cataguases, de 15 de outubro último e assinada pelo professor Lutianni Dias Brazolino, que é Especialista em Políticas e Gestão de Saúde.

Fonte e foto: Site Marcelo Lopes