quarta-feira, abril 24, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Monsenhor Falabella morre vítima da Covid-19 em Juiz de Fora

Pároco tinha 89 anos e estava internado na Santa Casa de Misericórdia para tratamento da doença desde o dia 9 de novembro. Missa exequial foi realizada ontem (24), às 10h na Catedral Metropolitana e foi transmitida nas redes sociais.

Monsenhor Miguel Falabella em Juiz de Fora — Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora/Divulgação

O monsenhor Miguel Falabella, de 89 anos, morreu na noite desta segunda-feira (23) vítima da Covid-19. A informação foi confirmada pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Falabella estava internado na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia.  Ele deu entrada no hospital para tratamento da doença no dia 9 de novembro.

Em nota à imprensa, Dom Gil lamentou profundamente a morte do religioso e informou que seria realizada uma missa exequial para Miguel Falabella, que aconteceu ontem (24), às 10h na Catedral Metropolitana.

“Em nome dos familiares, em nome da Irmandade do Senhor dos Passos, da qual era membro, da Diretoria da Santa Casa de Misericórdia da qual fazia parte como representante do Arcebispo, e ainda em nome de toda a nossa Arquidiocese de Juiz de Fora, levo a todos o conforto da fé na ressurreição dos mortos, que ele pregou tão bem em toda a sua vida, e a gratidão por tudo aquilo que este extraordinário servo de Cristo fez em sua longa vida sacerdotal”, afirmou Dom Gil em trecho do comunicado.

Respeitando as normas da saúde pública, a Arquidiocese de Juiz de Fora informou que o velório e o rito das exéquias seriam feitos com a participação apenas de alguns familiares e poucos padres, no Cemitério Parque da Saudade, em horário a ser comunicado internamente.

Natural de Mar de Espanha, monsenhor Falabella foi pároco da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora por quase 40 anos, entre 1963 e 2002. Quando deixou a sede religiosa da Arquidiocese foi para a Paróquia São Geraldo, no Bairro Teixeiras.

Em 2002, recebeu o título de Vigário Geral, concedido pelo arcebispo emérito Dom Eurico dos Santos Veloso. Este mesmo cargo ele ainda exerceu, nos últimos anos, na Paróquia Bom Pastor e na própria Catedral.

Entre os títulos recebidos pelo presbítero estão o de Cidadão Honorário de Juiz de Fora, de onde também é considerado Cidadão Benemérito; Cidadão Honorário de Santa Rita de Ibitipoca; Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld; Medalha da Inconfidência; Diploma de benemérito-amigo da Polícia Militar de Minas Gerais e Personalidade Cobra de Ouro da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB).

Evolução da doença

Segundo Dom Gil, o monsenhor “não passou muito bem” na noite de 8 de novembro para o dia 9 de novembro, e teve falta de ar e mal-estar. Ele foi levado para Santa Casa, onde os médicos suspeitaram de infecção pelo novo coronavírus e, por prevenção, determinaram a internação de Falabella.

O pároco fez o teste RT-PCR, que confirmou o diagnóstico. Na época, o arcebispo relatou que o monsenhor estava “tranquilo, bem orientado, sem sintomas de agravamento, respirando espontaneamente, sem maiores problemas e sem dores”.

Nós últimos dias, ele foi transferido para a UTI do hospital e teve o quadro da doença agravado, e veio a falecer às 23h30 de segunda-feira (23).

Missa e últimas homenagens

Em homenagem ao monsenhor, Dom Gil e outros sacerdotes realizaram às 10h de ontem (terça-feira / 24) a missa exequial na Catedral Metropolitana. Por conta das medidas de enfrentamento à Covid-19, a missa foi transmitida pelas redes sociais e pela rádio vinculada à Arquidiocese de Juiz de Fora.

O arcebispo também pediu para que os fiéis que desejassem fazer uma homenagem à Falabella podem ajudar a obra de caridade “Pequeninos de Jesus”.

“Cumpro o dever de informar, segundo o seu belo Testamento Espiritual, cuja cópia está em meu poder, que ele pediu aos que por acaso quisessem oferecer-lhe coroas de flores, não o fizessem, mas destinassem à obra ‘Pequeninos de Jesus’, que na Arquidiocese cuida dos pobres que vivem em situação de rua, o valor que despenderiam com tal homenagem”, afirmou Dom Gil.

Fonte: Por Amanda Andrade, G1 Zona da Mata