sábado, abril 20, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Metade das macrorregiões de MG deixa Onda Verde e passa a ter mais restrições

Decisão acontece após elevação de 27% nos casos de Covid registrados na última semana; período eleitoral foi um dos motivos da alta.

Com o aumento nos índices de contágio por Covid em Minas Gerais, o governo estadual decidiu apertar as regras de flexibilização do programa Minas Consciente. A rigidez vai afetar sete macrorregiões – metade das catorze. Elas passam a integrar a onda amarela, o que significa que alguns estabelecimentos nessas regiões passam a ter o funcionamento proibido, como espetáculos culturais, cinemas, museus, parques, feiras, congressos e exposições, entre outros.

É a terceira semana seguida que o Minas Consciente promove regressões nas ondas de flexibilização. Isso acontece devido à elevação de 27% registrada nos casos de coronavírus registrados na última semana.

A decisão foi comunicada ontem (2), após deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19.

Situação ainda mais restrita passam as quatro macrorregiões que estão na onda vermelha. Leste e Nordeste já estavam nessa faixa, e agora recebem a companhia de Leste do Sul e Jequitinhonha. Nesta fase, somente os serviços essenciais são recomendados a funcionar.

Regiões na fase amarela

Desta forma, as macrorregiões Centro, Centro-Sul, Norte e Oeste saem da onda verde e retornam para a onda amarela. Além delas, as macrorregiões Sudeste, Sul e Vale do Aço permanecem na onda amarela. Nesse estágio são permitidos serviços como academias, salões de beleza, clubes, além do consumo em bares e restaurantes.

Apenas as macrorregiões Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul permanecem na onda verde, fase em que são permitidos serviços com maior nível de contágio, como cinemas.

Para o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a regressão de metade das macrorregiões é reflexo do fluxo de pessoas durante o período eleitoral. “Tivemos um aumento da incidência em todas as regiões, não tivemos aumento proporcional de óbitos, mas estamos vendo o aumento por demanda de internações. Ainda há bastante leitos de terapia intensiva no estado como um todo. Mas é importante reforçar a necessidade de cuidado, de distanciamento e atenção da população durante todo o mês de dezembro”, disse o secretário.

Coletiva de imprensa

A insistência do vírus em continuar nessa trajetória de aumento de casos segue causando preocupação nas equipes do governo e da Secretaria de Estado de Saúde. O tema será abordado em coletiva de imprensa a ser realizada nesta quinta-feira (3), na Cidade Administrativa.

Fonte: O Tempo / Por Rafael Rocha