sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Policiais da ROTAM iniciam operação contra o crime organizado em Cataguases

Eles se juntaram à tropa e realizam ações na cidade por tempo indeterminado.

A Polícia Militar de Cataguases deu início na noite da última sexta-feira, 04 de dezembro, a uma operação de combate ao crime organizado. Dezesseis policiais militares do Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM), de Belo Horizonte, e quatro viaturas juntaram-se à equipe da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar da cidade e começaram a trabalhar pouco depois das 23 horas.

A iniciativa é do alto comando da PM que escolheu cidades chave nas várias regiões do estado para receber reforços policiais durante esta ação que, na prática, começou já há alguns dias com o trabalho da sua equipe de Inteligência, que fez um minucioso levantamento da situação no município e sua microrregião, municiando desta forma o grupo que atua em campo. As informações são da própria PM, através de seu comandante em Cataguases, major Willian Machado.

Os policiais da ROTAM são uma força de reação e manobra do Comando-Geral da PMMG, que atua em qualquer local do Estado, conforme explica o site da Polícia Militar de Minas Gerais. De acordo com o texto, trata-se de “uma força especial capaz, totalmente adestrada, pronta para atuar. Tem deslocamento ágil e atua diuturnamente recobrindo as Unidades de Área e atuando principalmente no combate a grande criminalidade violenta. É dotada de policiais bem treinados e de armamentos de combate urbano como fuzis 223 (556), de fabricação da IMBEL, e de pistolas 9mm e fuzis para-fal 762.”

Em Cataguases, explicou major Willian Machado, o grupo vai trabalhar por tempo indeterminado visando prevenir e coibir, inicialmente, crimes na área financeira, que nos últimos dias aumentou significativamente no país. “Paralelamente, vamos atuar contra bandidos de outras cidades quem vêm aqui para cometer delitos e em ações pontuais. Por fim, completa, o objetivo desta operação é aumentar a sensação de segurança da população por meio do fortalecimento das nossas forças, de ações preventivas e de resposta rápida contra o crime”, frisou.

Fonte e fotos: Site Marcelo Lopes