quarta-feira, abril 24, 2024
BRASIL E MUNDODESTAQUENOTÍCIAS

Margarida Salomão se reúne com representantes de Oxis Energy

Empresa irá instalar fábrica de células bateria de lítio-enxofre em Juiz de Fora.

Margarida Salomão, representantes da Oxis Energy e o cônsul britânico Lucas Brown na reunião de avaliação para a instalação, em Juiz de Fora, da primeira fábrica de células de bateria de lítio-enxofre no pais. (Foto: Tribuna de Minas)

Enquanto cumpria agenda em Belo Horizonte com lideranças políticas, a prefeita eleita de Juiz de Fora, deputada federal Margarida Salomão (PT), também se reuniu com Enzo Pasquali e Rodrigo Esteves, representantes da empresa britânica Oxis Energy S/A, e com o cônsul britânico, Lucas Brown, para avaliar a instalação na cidade da primeira fábrica de células de bateria de lítio-enxofre do país. O encontro foi solicitado pelo deputado estadual Noraldino Júnior (PSC), com objetivo de ampliar o diálogo sobre o investimento na cidade. A reunião ocorreu nesta terça-feira (15).

No encontro, o debate se deu em torno do potencial de inovação presente em Juiz de Fora, bem como a vocação científica da cidade. De acordo com informações da assessoria de imprensa de Margarida, a deputada sugeriu à Oxis que, para além da montagem das peças na nova fábrica, a empresa também invista e produza novas tecnologias na cidade.

A informação foi reforçada pelo deputado Noraldino Júnior. De acordo com o parlamentar, os representantes da Oxis Energy realizaram uma apresentação do investimento. O próximo passo é uma reunião com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) para dar continuidade às tratativas. “O processo está bem adiantado”, informa. “Houve a sugestão de que, através dessa planta, a cidade também possa participar não só da montagem das baterias, mas também do desenvolvimento de tecnologias para outras áreas.”

Ainda conforme Noraldino, essa proposta parte da condição de Juiz de Fora em oferecer mão-de-obra qualificada, com ampla formação de profissionais pelas faculdades privadas, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF-Sudeste). “Eu fiz um diálogo sobre isso para que o pessoal de Juiz de Fora seja escolhido para estar dentro destes postos de trabalho. A empresa se mostrou totalmente disposta. A cidade tem condições de suprir essa demanda”, afirma.

Operação de fábrica deve se iniciar em 2023

O investimento em Juiz de Fora da Oxis Energy foi anunciado em maio deste ano pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e receberá o nome de Oxis Brasil. O contrato de locação para instalação do novo negócio foi assinado pela empresa por meio da Codemge. A fábrica irá funcionar em um galpão, de aproximadamente 20 mil metros quadrados, localizado no parque industrial da Mercedes-Benz.

A expectativa é que a operação seja iniciada em 2023 com uma produção inicial de 300 mil células de baterias por ano, mas, como o governador havia explicado, a capacidade produtiva poderá chegar a 5 milhões de células de bateria por ano. O projeto deve gerar cem empregos diretos na cidade durante a primeira fase, chegando a 400 postos nos próximos anos. As baterias são utilizadas para a manutenção de veículos elétricos.

Além do segmento de mobilidade, a nova fábrica poderá atender indústrias de defesa e aeroespacial – de tripulados e não tripulados – drones, transporte público, entre várias outras, conforme destacado pela prefeita eleita, Margarida Salomão.

Como havia sido informado pela Codemge, Juiz de Fora foi escolhida, principalmente, por sua posição geográfica e facilidades logísticas: a três horas de distância das capitais mineira e carioca; acesso à linha férrea e ao porto do Rio de Janeiro; e proximidade de entreposto que simplifica trâmites alfandegários, além de contar com boas escolas e universidades, mão de obra especializada e ampla rede de serviços.

Pedido de licenciamento ambiental

Procurada nesta terça para outras informações sobre a adequação do galpão que irá sediar a fábrica da Oxis Energy, a Codemge explicou que os trabalhos estão na fase de projeto básico e que o pedido de licenciamento ambiental foi protocolado junto à Prefeitura de Juiz de Fora neste mês. Ainda conforme a companhia, essas obras devem ser iniciadas em 2021, com o início da operação da fábrica previsto para ocorrer em 2023.

Fonte: Tribuna de Minas / Por Leticya Bernadete