sexta-feira, abril 19, 2024
DESTAQUENOTÍCIASSINDIJORI-Rede de Notícias

Rede de Notícias

Cardiopatas formam o maior grupo possuidor de comorbidades

Pessoas com cardiopatias formam o maior grupo de pacientes que têm comorbidades e enfrentam complicações em decorrência da covid-19. Em Uberlândia, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 15,93% dos pacientes com coronavírus hospitalizados, atualmente, na cidade têm cardiopatias. É o maior percentual dentre as pessoas com doenças preexistentes. No boletim de segunda-feira, 11, este índice chegava a 19,88%.  Na sequência desse ranking aparecem as pessoas que já tinham diabetes e pneumopatias, representando 8,24% cada um desses grupos(Diário de Uberlândia)

Leitos de UTI credenciados

Os oito leitos de UTI exclusivos para Covid-19 no Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, continuam sem credenciamento desde o dia 1º janeiro. Ou seja: sem habilitação por parte dos governos federal ou estadual, o hospital não recebe os recursos para manutenção dos serviços. Mesmo assim, a direção do hospital mantém os leitos em operação, pois existe o compromisso do estado de credenciar ainda em janeiro. “A Secretaria de Saúde do Estado pediu um monte de documentos, que foram finalizados na terça, 12, e encaminhados pela Secretaria de Saúde de Taiobeiras”, informou o médico Nikolas Bastos, diretor do hospital. (Folha Regional – Taiobeiras)

Multa para falta de máscara é lei

O projeto que prevê multa para quem não usar a máscara em locais públicos de autoria do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal de Varginha. O uso da máscara já era obrigatório, porém, diante da resistência de muitas pessoas em não usar esse equipamento de proteção e do momento que é de aceleração dos casos, somente esta semana já essa será mais uma ação de enfrentamento ao coronavírus. O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Coelho tirou dúvidas dos vereadores antes da votação na noite dessa quarta-feira. (Gazeta de Varginha)

PC inaugura posto de identificação

Entrou em funcionamento nesta terça-feira, 12, o posto de identificação da comarca de Carmo de Minas, com início dos trabalhos de confecção de carteira de identidade. O posto está instalado em anexo a delegacia de polícia da comarca. A instalação do posto na comarca visa atender a população de Carmo de Minas e Dom Viçoso, as quais são atendidas pela 22º Delegacia de Polícia Civil, mas quem já agendou atendimento nos posto de identificação em São Lourenço, tal agendamento será mantido. (O Popular Net- São Lourenço)

Lei declara serviços essenciais

Durante a 4ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto foi aprovado o Projeto de Lei, de autoria do vereador Alex Brito (Cidadania), que inclui novos setores como atividades essenciais durante a pandemia do covid-19. O PL foi aprovado em única discussão e redação final por 13 votos, e agora segue para apreciação do poder executivo, que poderá sancioná-lo ou vetá-lo. Todos os vereadores presentes, votaram pela aprovação, exceto o Presidente da Casa, Luiz Gonzaga do Morro, que, não vota e o Vereador Zé do Binga, que está licenciado. (Jornal Voz Ativa – Ouro Preto)

Muriaé retorna para onda vermelha

Muriaé retornou para a onda vermelha e, por determinação do Minas Consciente, a partir da próxima semana o comércio varejista considerado não essencial poderá funcionar para entrega ou retirada de produtos. Da mesma forma, o atendimento através de aplicativos, redes sociais e telefone também segue sem restrições. Tudo com horário normal de funcionamento. Essas adequações são necessárias em prol de um bem maior: reduzir os índices de atendimentos e, principalmente, de internações relacionadas à covid-19. Os números subiram muito após as festas de fim de ano e precisam ser controlados para se evitar o colapso. (Gazeta de Muriaé)

Grávidas farão testes de Covid-19

Grávidas em Pará de Minas farão testes de Covid-19, nas últimas semanas de gestação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nas gestantes que foram acometidas pela Covid-19, houve um aumento de partos prematuros e cesariana. Diante da situação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais enviou recomendação para a Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas para que esses testes RT-PCR, para detecção do novo coronavírus, fosse incluído no pré-natal das grávidas do município. Em Pará de Minas o exame começou a ser oferecido desde a última segunda-feira, 11, e será feito durante toda a pandemia. (JC Notícias – Pará de Minas)