quarta-feira, abril 24, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Minas Gerais recebeu ontem (domingo / 24) mais de 190 mil doses de vacina contra a Covid-19

Imunizantes são da Oxford/Astrazeneca e desembarcaram no Aeroporto de Confins às 10h de ontem.

Minas Gerais recebeu ontem (domingo / 24) a segunda remessa de doses de vacina contra a Covid-19. São 190.500 doses do imunizante da Oxford/AstraZeneca que foram produzidas no Instituto Serum, na Índia, e que chegaram ao Brasil na última sexta-feira (22). No início da semana, o governo já havia recebido 577.480 doses da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde e depois foi confirmada pelo governo de Minas. O voo com os imunizantes chegou às 10h no Aeroporto Internacional de Confins. Diferentemente do que aconteceu no início da semana, não está prevista nenhuma cerimônia ou participação do governador Romeu Zema (Novo) no ato.

O voo que trouxe os imunizantes para Minas saiu do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, às 08h45. Trata-se de um voo fretado, segundo informou a Azul Linhas Aéreas, companhia responsável pelo transporte. Ainda segundo a empresa, depois da parada em Minas seguirá com cargas para Palmas (TO) e Campo Grande (MS).

O governador Romeu Zema (Novo) se posicionou sobre o assunto em uma rede social. Ele afirmou que as doses serão distribuídas conforme os critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que vai seguir o Plano de Contingenciamento para a Vacinação contra a Covid-19. “Seguindo o fluxo das campanhas anteriores de imunização, coordenadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), as doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) vão para a Rede de Frio do estado, de onde é feita a distribuição para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS), conforme logística previamente planejada. Esta distribuição, conforme já previsto no Plano de Contingenciamento, conta com transporte terrestre e aéreo, quando necessário”, disse a pasta.

Inicialmente, segundo informou a Secretaria de Saúde de Minas (SES-MG), a previsão é de que os imunizantes comecem a ser distribuídos aos municípios a partir da próxima quarta-feira, prazo que pode ser antecipado ou adiado. Essa previsão, no entanto, pode ser modificada. Não foi informado sobre o quantitativo de doses para cada município.

Fonte: G1