sábado, abril 20, 2024
ACEAPCOLUNASDESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Sebrae Minas realiza webinário com Prefeitos da Zona da Mata e Vertentes

Ação faz parte do projeto Desenvolve Minas Gerais, uma parceria com a AMM.

O Sebrae Minas, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), irá realizar, no dia 11 de fevereiro, um webinário voltado aos Novos Prefeitos Empreendedores da região da Zona da Mata e Vertentes. A ação marca o início da segunda fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, lançado em agosto do ano passado. Os encontros têm como objetivo apresentar o Sebrae como parceiro dos municípios para construção de políticas públicas de desenvolvimento econômico e de melhoria do ambiente de negócios.

O webinário está sendo realizado nas nove regionais do Sebrae Minas no estado. Nas ocasiões, estarão presentes o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles; o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz; o presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda; e os gerentes das respectivas regionais do Sebrae.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, os encontros acontecem em um momento muito importante de retomada da economia, em que os pequenos negócios precisam de políticas públicas e um ambiente favorável para se recuperarem da crise. “O Brasil é formado por 5.570 municípios com uma diversidade de realidades e riquezas distintas (…) “Promover o potencial do desenvolvimento do município, respeitando suas vocações, sua identidade e valorizando suas riquezas é a chave para a retomada econômica e a geração de mais empregos e renda”, destaca.

Apoio aos municípios

Nos encontros, serão apresentadas e debatidas as ações trazidas no Guia do Prefeito Empreendedor, material elaborado pelo Sebrae Minas que reúne um conjunto de propostas construídas ao longo dos mais de 40 anos de atuação da entidade junto aos municípios. Nele, os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e demais gestores públicos encontram ações e informações que poderão auxiliá-los no desenvolvimento econômico dos municípios, geração de emprego e renda, e fortalecimento dos pequenos negócios locais.

Será realizado, ainda, o lançamento regional do Cidade Empreendedora, programa de transformação econômica dos municípios, que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios. O programa é composto por 10 eixos e mais de 90 soluções voltadas para a gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, educação empreendedora, inovação, instrumentos jurídicos, dentre outras.

O primeiro encontro será realizado no dia 28 de janeiro, com a regional Triângulo. Todos os encontros vão acontecer de forma virtual, pelo canal do Youtube do Associação Mineira de Municípios (AMM). O público-alvo são prefeitos, vice-prefeitos, secretários de desenvolvimento, vereadores, presidentes de câmaras municipais e demais lideranças e gestores locais.

Projeto Desenvolve Minas Gerais

O projeto Desenvolve Minas Gerais foi lançado em agosto do ano passado. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda em todos os 853 municípios do estado.

Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais conta ainda com a parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Conselho Regional de Engenharia (CREA-MG), todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias | Foto: Ignição Digital