quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

Através do ponto de Cultura Estação Digital o Museu de História e Ciências Naturais leva o Cinema até sua casa

Através da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, desde o ano de 2010 o Museu de História e Ciências Naturais (MHCN) é certificado como Ponto de Cultura – Ponto de Cultura Estação Digital.

Neste ano, com os recursos da Lei Aldir Blanc do Governo de Minas Gerais / Secretaria de Estado da Cultura / Ministério do Turismo / Secretaria Especial de Cultura, no MHCN estão sendo promovidas ações no campo do audiovisual, que sempre foi um de seus focos, a seguir:

·         Sessões de cineclube (tão logo seja possível em razão da pandemia de COVID-19);

·         Um Cineclube móvel, onde estamos disponibilizando 800 títulos em DVD de filmes de todos os gêneros, e que visam neste momento em que as atividades culturais estão paralisadas, disponibilizar para nossos espectadores o empréstimo gratuito dos filmes.

É uma oportunidade ímpar poder fazer com que a cultura chegue a todos, em especial para aqueles que gostam de um bom filme, de iniciativa do Cineclube Cinema de Bolso da instituição alemparaibana, que tem em seu acervo filmes de sucesso disponíveis como: produções dos grandes diretores da Sétima Arte Mundial; filmes vencedores do Festival de Cannes; grandes obras do Cinema Brasileiro; Clássicos da Disney; e filmes que fizeram parte da vida de todos nós.

Essa iniciativa também visa democratizar o acesso de todos aos bens culturais, em especial ao cinema, sendo realizada utilizando a opção pelo filme em DVD por ser um recurso presente em grande parte das residências brasileiras, desde 1996, quando este formato de vídeo começou ser disponibilizado para aluguel nas conhecidas Vídeo Locadoras.

Com a pandemia da Covid-19, o hábito de assistir filmes aumentou a partir do streaming, que infelizmente, não é ainda um recurso disponível para toda a grande massa, ao contrário do DVD. Daí, o MHCN, através da criação do Delivery Cultural, você escolhe um ou mais filmes dos mais de 800 títulos disponíveis, solicita o empréstimo e recebe em sua casa, inteiramente grátis. Os filmes escolhidos são entregues lacrados e higienizados com álcool 70% diretamente em sua casa e você pode usufruir desse conforto por até 7 dias. Os filmes são disponibilizados sempre quinta-feira ou sexta-feira e serão devolvidos na semana seguinte, também através do Delivery Cultural que nada vai custar para o bolso do usuário

Para o desenvolvimento deste projeto, o Ponto de Cultura Estação Digital conseguiu doações de acervo, alugou alguns títulos e disponibilizou obras raras de seu acervo, alguns inclusive da Programadora Brasil, onde é possível ter acesso a grandes obras do cinema nacional, como as obras da Atlântida Cinematográfica.

Entre em contato com o Museu de História e Ciências Naturais e solicite  mais informações utilizando o WhatsApp (32) 98867-1382.

Por último, o MHCN está financiando 10 projetos audiovisuais inéditos que em breve estarão disponíveis para todos assistirem no Canal do Museu de História e Ciências Naturais no Youtube, inclusive com acessibilidade, para que todos possam ter acesso ao cinema.

Curtam, aguardem e não percam essa oportunidade. O Museu de História e Ciências Naturais é presidido pelo professor André Martins Borges –telefone de acesso (32) 98447-7673.