Farmácia da Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro recebe finalmente a Câmara para Conservação de Vacinas

A chegada, na segunda-feira (08) da Câmara para Conservação de Vacinas, Medicamentos e Termolábeis à Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Aventureiro.

Dada como perdida mesmo após ter sido licitada em novembro do ano passado pela então gestão municipal 2016/2020 de Santo Antônio do Aventureiro, finalmente a Câmara para Conservação de Vacinas, Medicamentos e Termolábeis com Temperatura de 2º°C a 8°C, com alarme, chegou ao seu destino, ou seja, a Unidade de Farmácia da Secretaria Municipal de Saúde daquele município serrano.

O equipamento, de suma importância para o bom funcionamento das atividades diárias da Pasta, havia sido licitada em novembro do ano passado, com a empresa Bunker Equipamentos de Laboratórios sendo a vencedora do certame com o custo de R$ 9.986,87 (nove mil, novecentos e oitenta e seis reais e oitenta e sete centavos), com pagamento à vista até 30 dias após sua entrega. Vale ressaltar, é obrigatório a existência, em funcionamento, do maquinário em questão dentro das instalações da Unidade de Farmácia, sob pena de interdição da mesma caso inexista o equipamento.

Até meados de janeiro último, após ter assumido o comando da municipalidade o prefeito Amaury de Sá Ferreira, o único contato entre a empresa vencedora do processo licitatório e o município havia sido o certame, daí, com a necessidade do maquinário foi feito um contato com a gerência comercial da empresa, que solicitou uma prorrogação no prazo da entrega, que seria em 30 de janeiro, para 10 de fevereiro, sob a alegação de o produto não havia sido entregue por razões de ordem técnica. Ressalta-se que, pelo não cumprimento do prazo de entrega, a venda poderia até mesmo ter sido cancelado, trazendo transtornos até mesmo para a guarda de vacinas.

A situação acabou sendo contornada, graças a ação da titular da Secretaria Municipal da Saúde, Ana Lúcia Caçador Cavalheiro, que acionou a assessora jurídica da Pasta, a advogada Dra. Carmen Lúcia Gondin Mendes Schmidt, no sentido de que buscasse, dentro da legalidade, intervir na questão. De imediato, após ficar a par da situação, em 23 de fevereiro ficou acertado entre as partes, Dra. Carmen Schmidt (Assessoria Jurídica da PMSAA) e Regina Busato (diretora da Bunker Equipamentos), ficou acertado que o equipamento seria despachado até 1º de março com prazo de entrega após no máximo seis dias úteis pela transportadora, o que acabou ocorrendo na última segunda-feira (08), por volta das 15 horas.

O equipamento já no interior da Pasta da Saúde, tendo ao lado Cristiane Ferreira, servidora da Farmácia Municipal, e a Dra. Carmen Schmidt, Assessora Jurídica da Pasta da Saúde.