quinta-feira, abril 18, 2024
DESTAQUELOCAISNOTÍCIASREGIÃO

Além Paraíba registrou 58 novos casos de coronavírus hoje, 29 de março

Vítima da Covid-19, faleceu Walter José Lobo Rezende, suboficial da reserva da Força Aérea Brasileira e ex-Chefe da Defesa Civil de Além Paraíba.

Walter José Lobo Rezende, mais uma vítima da
Covid-19 em Além Paraíba.

Segundo informações inseridas no Boletim Epidemiológico nº 360, emitido nesta segunda-feira (29), pela Secretaria municipal de Saúde, foram registrados 58 novos casos de coronavírus no município alemparaibano, elevando para 2.213 casos desde o início da pandemia, com 1.986 casos recuperados.

Segundo informações oficiosas, a Pasta da Saúde teria alegado que esse total elevado de casos são referentes à amostras colhidas na semana passada, que por serem muitas, as instituições de análise atrasaram na entrega dos resultados, que foram somados no BE de hoje. No BE, o número de óbitos chegou a 100, um total que não condiz com a realidade, já que um dos internados em outros municípios, veio a óbito que não está registrado no BE de hoje – o correto seriam 101.

Entre as vítimas fatais desta segunda-feira está Walter José Lobo Rezende, que estava internado em unidade hospitalar de outro município. Durante o período de 2017/2019, primeiro mandato do atual prefeito Miguel Belmiro de Souza, Walter José ocupou com competência o cargo de Chefe da Defesa Civil de Além Paraíba, sendo destituído do cargo graças ao que foi apelidado de “intriga palaciana”, causada pelo então secretário de Administração, Pablo Teófilo. Diante do ocorrido, José Walter, que nas Forças Armadas aprendeu que dignidade não se troca por cargos políticos, decidiu pedir sua exoneração ao Chefe do Executivo Municipal, no que foi atendido.

José Walter era militar da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), especialista em Meteorologia, tendo cursado a Escola de Especialistas de Aeronaútica – EEAR de Guaratinguetá (SP). Era um membro da Força Aérea Brasileira tido como exemplar, de caráter ilibado, sempre pronto para auxiliar e dar apoio aos seus pares. Suas últimas atividades na FAB, como Suboficial, eram exercidas no Departamento de Controle do Espaço Aéreo: Pico do Couto, em Petrópolis (RJ). Durante o período em que esteve à frente da Defesa Civil de Além Paraíba, mostrou competência no exercício do cargo, sem contar que por longo tempo abasteceu de informações precisas sobre meteorologia para as emissoras da rádio alemparaibanas.

Walter na Defesa Civil de Além Paraíba

Walter José Lobo Rezende foi coordenador da Defesa Civil de Além Paraíba, durante quase três anos e meio. Durante a campanha que elegeu Miguelzinho prefeito de Além Paraíba, em 2019, Walter Rezende foi um dos maiores defensores do candidato, sendo um dos primeiros nomeados para ocupar cargo de confiança de seu governo.

Após curto tempo no exercício do cargo, Walter afirmou que estava recebendo um tratamento que considerava como desrespeitoso por parte do então secretário municipal de Administração, Pablo Teófilo, que decidira não apoiá-lo nas atividades que exercia como Coordenador da Defesa Civil Municipal, em certas ocasiões até mesmo tentando boicotar algumas ações.

Passado mais algum tempo, tendo como lastro moral o que aprendera na Força Aérea Brasileira, de que dignidade não se troca por cargos políticos e favores, e sentindo o desgaste que vinha sofrendo pelo tratamento descortês Pablo Teófilo que o teria tratado desrespeitosamente por várias ocasiões, Walter Rezende decidiu entregar o cargo ao prefeito Miguelzinho. Walter José, que sempre salientou ter cumprido com seus deveres e obrigações durante três anos, quatro meses e oito dias frente a Coordenadoria da Defesa Civil de Além Paraíba, não mediu palavras taxando Pablo Teófilo de debochado e arrogante.