Boletim Epidemiológico nº 384 emitido ontem (22) registrou 7 novos casos de Covid-19 em Além Paraíba

Durante os últimos sete dias (de 16/04 até ontem – 22), o total de novos casos da Covid-19 em Além Paraíba chegou a 45, um número que pode ser considerado como uma das médias semanais mais baixas (6,42) de infecção pelo coronavírus durante toda a pandemia. No período citado inicialmente, foram registrados 2.560 novos casos, com 2.406 recuperados, sendo que 63 infectados receberam alta médica no período mencionado.

Com esses números, demonstra-se claramente que o lookdown obteve o sucesso desejado pelas autoridades sanitárias do estado, consequentemente do município, que deixaram sem funcionamento, ou parcial funcionamento, vários estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e outros similares, ocasião em que vigorou a Onda Roxa, aplaudida por muitos e criticada por outros tantos.

Da última sexta-feira (16) até ontem (22), com a liberação de bares e restaurantes, o que se viu não somente em Além Paraíba, mas em todo o estado, foi a volta das aglomerações em vários pontos da cidade, com mesas sendo literalmente ocupadas como se a pandemia tivesse sido coisa do passado, o que não é a realidade já que muitas são as contaminações e mortes pela Covid-19 em todos os recantos do planeta.

A partir dos próximos dias, infelizmente, o reflexo dessas aglomerações poderá ser novamente verificado (tomara que não!), isto porque é fato comprovado que o maldito coronavírus tem um determinado período para mostrar seus efeitos, geralmente entre sete e dez dias, o que deveria ser motivo de preocupação daqueles que usaram e abusaram da liberação que visava tão somente dar um fôlego aos já tão sacrificados proprietários de bares, restaurantes e afins.

Não querendo ser pessimista, a bem da verdade o que até aqui foi enfatizado é um fato de real preocupação e, principalmente, de alerta às autoridades que, numa falha grotesca, não mobilizaram seus fiscais, como o fizeram durante o ápice da Onda Roxa, onde bateram de frente e perseguiram os donos de padarias, quitandas, também bares e restaurantes, e outros estabelecimentos comerciais, quando da liberação que acabou resultando em aglomerações em vários pontos da cidade. Isto posto, a seguir apresentamos como foi o dia de ontem em Além Paraíba no que diz respeito à Covid-19…

BE registra 07 novos casos de Covid-19 ontem (22)

Segundo informações do Boletim Epidemiológico nº 384, emitido ontem (22) pela Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba, foram registrados 07 novos casos de coronavírus, totalizando 2.560 desde o início da pandemia. O total de recuperados chegou a 2.406, sendo que o total de suspeitos em investigação chegou a 623 pessoas que estão em isolamento domiciliar (quem controla essa gente?). O número de óbitos confirmados é de 116 alemparaibanos, valendo ressaltar que ainda existem 04 mortes sob investigação.

A situação no Hospital São Salvador, onde um esforço hercúleo vem sendo feito pela equipe que está à frente do combate ao coronavírus sob a liderança do médico Dr. Rafael Gracioli, é de cuidado já que apresenta 30 pacientes com coronavírus ou sob suspeita internados, sendo 11 de outros municípios, a saber: Sapucaia, Estrela Dalva, Pirapetinga, Volta Grande, Santo Antônio do Aventureiro e Três Rios. Dos internados, 11 estão em UTI, boa parcela entubados, o restante em isolamento clínico. Dois alemparaibanos estão internados em unidades hospitalares fora do município.