quinta-feira, abril 25, 2024
COLUNASDESTAQUESINDICATO RURAL

Minas lança concurso para premiar as melhores inovações no campo

Iniciativa vai escolher projetos desenvolvidos por produtores mineiros.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) lançou um concurso para eleger as melhores ideias colocadas em prática por produtores rurais do estado. A partir desta segunda-feira, 17 de maio, estão abertas as inscrições para o 7º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural.

O concurso tem objetivo de reconhecer e disseminar inovações tecnológicas que fomentem melhorias em sistemas de produção, de processamento e de comercialização de produtos agropecuários. Podem participar produtores rurais de forma individual ou representados por associações e cooperativas.

Todos os projetos inscritos precisam ter um responsável técnico da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Cada participante poderá inscrever apenas um projeto, que precisa ter sido implementado a partir de 2016, com resultados efetivos. O prazo das inscrições gratuitas vai até 9/7. O regulamento completo está disponível no site www.emater.mg.gov.br.

Inscrições e julgamento

O produtor rural, as associações ou cooperativas interessadas em participar do concurso devem procurar o técnico da Emater-MG de quem recebem assistência técnica para se inscreverem. O extensionista da empresa será responsável por acessar a ficha de inscrição na Intranet da Emater, incluir informações sobre o produtor rural e sobre o projeto, além de fotos e vídeos.

Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão formada por profissionais da Emater-MG e de outras instituições públicas ou privadas que tenham conhecimento nos diversos setores da atividade agropecuária.

O julgamento será feito com base nos seguintes critérios: criatividade, exequibilidade e sustentabilidade.

Prêmios

O 7º Prêmio Emater-MG de Criatividade Rural conta com patrocínio do Banco do Nordeste. Os produtores classificados nos três primeiros lugares receberão um tablet e um smartphone. Já os técnicos da Emater-MG responsáveis pela assistência técnica aos produtores vencedores ganham um smartphone.

A solenidade de premiação dos ganhadores do concurso está prevista para setembro.

Fonte e foto: Agência Minas