Hospital São Salvador brevemente contará com serviços de Neurologia e Hemodiálise

Com interveniência da Secretaria Municipal de Saúde, Governo de Minas / Ministério da Saúde credenciarão HSS para a execução de serviços de Neurologia e Hemodiálise.

O Hospital São Salvador. (Foto: Reprodução)

O Hospital São Salvador, com interveniência a Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba.solicitou ao Governo de Minas Gerais / Ministério da Saúde, o credenciamento de dois novos serviços de extrema importância para o município alemparaibano, microrregião e região na área da saúde – Neurologia e Hemodiálise.

Neurologia: o credenciamento de Unidade e de Cuidado Agudo ao AVC (U-AVCagudo), tipo II, de acordo com linha de cuidados do AVC estabelecidos pela Rede (Portaria MS/GM nº 605/2012 e Portaria MS/GM nº 800/2015).

·         Estrutura física exigida – OK

·         Equipe – OK

·         Neurocirurgião responsável – Dr. José Guilherme Wanderley

·         Situação – aguardando o cenário de pandemia para finalizar o credenciamento.

Hemodiálise: Assistência ao Paciente Portador de Doença Renal Crônica (DRC), prevista na Portaria MS/GM nº 1675, de 07 de junho de 2018 e na Portaria MS/GM nº 3.415, de 22 de outubro de 2018. O estudo de viabilidade está aprovado, e com a melhoria do cenário pandêmico o Hospital São Salvador iniciará a obra do Centro de Hemodiálise de Além Paraíba.

Bethânia Reis de Souza, titular da Pasta Municipal da Saúde de Além Paraíba. (Fonte: Reprodução)

Segundo a titular da Pasta da Saúde de Além Paraíba, enfermeira Bethânia Reis de Souza, o Governo do Estado de Minas Gerais considerou que o município de Além Paraíba apresenta um vazio assistencial relevante, ainda mais que o número de doentes renais vem aumentando principalmente pelo envelhecimento da população e pelo aumento da incidência de doenças como Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (principal causa do AVC). Daí, enfatiza Bethânia, a Coordenação de Alta Complexidade considera que no momento atual é viável a habilitação de um serviço de assistência especializada em DRC na Microrregião de Além Paraíba, no caso específico no Hospital São Salvador.

Segundo o provedor do HSS, Dr. Rafael Gracioli, a instituição preenche todas as exigências para a instalação dos serviços de alta complexidade, tanto para o atendimento na área da Neurologia quanto para a Hemodiálise.

Para Neurologia o estudo de viabilidade foi autorizado no ano de 2020; já para Hemodiálise o estudo de viabilidade foi autorizado neste ano de 2021.

Fonte: Jornal Além Parahyba