sábado, abril 20, 2024
DESTAQUENOTÍCIASSINDIJORI-Rede de Notícias

Rede de Notícias

Juiz de Fora pode perder quartéis

Juiz de Fora pode perder dois dos quartéis militares atualmente instalados na cidade. De acordo com a 4ª Região Militar (4ª RM), o Exército avalia a possibilidade de transferência do 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha e do 4º Depósito de Suprimento para o município de Pouso Alegre. Semana passada, o comandante da 4ª RM, general Jorge Antonio Smicelato, esteve no 14º Grupo de Artilharia de Campanha (14ºGAC), no sul do estado, para inspeção das áreas patrimoniais da unidade militar. O intuito é prosseguir no estudo de viabilidade da implementação do Complexo Logístico de Pouso Alegre (CLPA). Apesar da possibilidade, ainda não há prazos definidos para eventual decisão. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Prazo estendido para pagamento de IPTU

Em meio as dificuldades causadas em razão da pandemia da covid-19, que já dura mais de um ano, a população luta contra o desemprego, o aumento de preços generalizado e a crise econômica que assola o país. Assim, o Poder Público em Araguari anunciou que vai estender o prazo para pagamento do IPTU até outubro deste ano. Os boletos serão enviados para os munícipes proprietários de terrenos, que possuam ou não construções prediais dentro de suas limitações, e a quitação poderá ser feita pelo código de barras, ou por PIX, através do QR Code que constará no documento. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

3º Encontro de Campeões

Um debate sobre o mercado do café especial e elaboração de uma agenda para o fortalecimento da rede de produtores. Esse foi o objetivo do Encontro de Campeões do 3° Concurso de Qualidade dos Cafés de Caratinga e região, realizado nesta semana. O evento é uma realização da Emater e Sicoob Credcooper. Sebastião Jorge Braga, coordenador técnico regional, destacou o trabalho que tem sido feito em Caratinga, para despertar a consciência dos produtores do potencial de produção de cafés especiais. As inscrições para o 4° Concurso de Qualidades do Café já estão abertas. (Diário de Caratinga)

Alunos recebem kits

Mais de 3,5 mil alunos da rede municipal já receberam kits de materiais escolares em 2021. A Prefeitura de Araxá iniciou a distribuição no começo do ano para incentivar os alunos durante as aulas à distância e está realizando mais uma etapa do projeto com o retorno dos estudantes ao ensino presencial/remoto.  Outros 220 kits escolares foram doados pela empresa Bem Brasil Alimentos contemplando a Escola Municipal Benedito de Paula Filho e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Vicente Pereira da Silva, abrangendo alunos de 5 a 11 anos que moram nos bairros Villa Mayor e Jardim das Oliveiras 1 e 2. (O Planalto – Araxá)

Segunda semana de festival

Na segunda semana do Festival Nacional de Teatro de Ipatinga, entram em cartaz mais cinco espetáculos, vindos de Timóteo, Belo Horizonte e Uberlândia/MG, Itajaí/SC e Mossoró/RN. A partir desta sexta-feira, 13, produções para o público adulto (sempre às 20h) e infantojuvenil (às 17h) vão se revezar no palco virtual do FTI montado no canal YouTube do Grupo Teatral Boca de Cena Ipatinga. Na semana passada, na abertura da programação, também foram apresentados cinco peças que continuam disponíveis até o dia 31 de agosto. Entre os espetáculos estão “Histerectomia”, “A Casatória C’a Defunta”, “Homem Bomba”, “Papelê – Uma Aventura de Papel” e “Zapato busca Sapato”. (Diário do Aço – Ipatinga)

Secretaria apresenta relatórios

O acompanhamento do Observatório Social de Pará de Minas, junto às ações da Prefeitura e da Câmara, vai muito além do monitoramento dos gastos públicos. Nesse sentido, o OSB lançou nesta semana uma experiência importante, que é a de receber secretários municipais para se inteirar melhor do dia a dia da máquina pública. Contando com 110 funcionários especializados em áreas distintas – Assistentes Sociais, Técnicos Administrativos e Psicólogos – a Secretaria prestou 40.367 atendimentos ao público em 2020, o que dá uma média mensal de 3.364. Já neste ano, o número subiu para 3.553 atendimentos por mês, em média. (Diário Pará de Minas)

Mobilização para retomada de cursos

A Câmara Municipal de Montes Claros, através do seu presidente, Cláudio Rodrigues, está se mobilizando pela recomposição da Fundação Educacional Montes Claros e retomada das atividades da Escola Técnica de Montes Claros. Atualmente, o prédio onde funcionava a Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit) está sendo levado a leilão, e a previsão é que a renda arrecadada seja revertida para o acerto pendente com os professores e funcionários administrativos da faculdade. Já as instalações da Escola Técnica, no bairro Alto São João, estão preservadas, inclusive com um andar do prédio reservado para abrigar as instalações da Facit. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)