quinta-feira, abril 25, 2024
DESTAQUENOTÍCIASREGIÃO

“Não vejo apontarem erros do STF”, dispara Zema em Fórum dos Governadores

Governador de Minas Gerais aponta que seus colegas focam em demasia no Executivo Federal.

Governador Romeu Zema Foto: Reprodução/Twitter

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), posicionou-se contra a carta dos governadores em defesa do STF, durante o Fórum dos Governadores na segunda-feira (23). Líderes de 25 dos 27 estados brasileiros participaram – alguns de forma presencial, em Brasília (DF), e outros de forma remota – do encontro idealizado pelo governador de São Paulo João Doria.

Em sua oportunidade de falar, Zema pediu que os colegas também apontassem “defeitos” do Supremo Tribunal Federal (STF). Direcionando o discurso inicialmente para Doria, o político disse compartilhar da insatisfação com relação a ataques à democracia, mas afirmou que discorda do envio de cartas a Poderes. Para ele, a melhor alternativa seria um diálogo direto.

– Eu vejo que esse formato de, a cada fato, ser emitida uma carta, um comunicado, não é satisfatório. Como disse Moisés [Carlos Moisés, governador de Santa Catarina], o melhor seria convocar uma reunião com os envolvidos, para estarmos questionando e, principalmente, levando propostas. Esse negócio de ficar “mandando pedra”, mais uma vez vamos cair na vala da polarização – disparou.

Zema questionou também que os colegas não apontam “defeitos” do Supremo Tribunal Federal (STF).

– Se o presidente tem defeitos, nós também deveríamos apontar defeitos do Supremo. Nós sabemos que há alguns meses o Supremo liberou um bandido de altíssima periculosidade. O Fórum de Governadores se manifestou a respeito? Não vi – declarou.

Para o gestor de Minas Gerais, o grupo de governadores se preocupa mais em focar no Executivo. Zema também afirmou que tem muitas pautas no Congresso e no Supremo que o incomodam.

– Deveríamos nos manifestar a respeito do Congresso. Eu julgo um absurdo, no momento, como esse o Congresso libera verba de quase R$ 7 bi para fundo eleitoral; [num] momento em que a maioria da população passa fome. Não vi ninguém propondo isso. Então vamos abranger a pauta também. Essas ações que esses Poderes fazem também acabam prejudicando muito a governabilidade e até mesmo a democracia do nosso país – sugeriu.

A pauta do encontro dos chefes estaduais foi dividida em três tópicos: Conjuntura Atual e Defesa da Democracia; Riscos ao Pacto Federativo: Desequilíbrios Fiscais para Estados e Municípios, e Caminhos Alternativos de Receita em Discussão no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal; Governança Climática.

Fonte: Site Pleno News – Por Monique Mello